Dan Ariely

Professor de economia comportamental e psicologia na Universidade Duke (EUA), autor de “Previsivelmente Irracional”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Dan Ariely

Ask Ariely: sobre paralisia da escolha, gestão de orçamento pessoal e emoções financeiras

Experimentos mostram que tomada de decisão é mais difícil quando há muitas opções e muita informação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Querido Dan,
Ofereci-me para comprar um computador para um parente próximo que fosse da sua preferência. Desde então, ele tem comparado modelos diferentes e pesquisado todos os recursos disponíveis, mesmo tendo certeza de que ele nunca usará a maioria deles. Essa busca está interminável e ele não consegue escolher. Como posso ajudá-lo a tomar a decisão?
Stanley


A paralisia da escolha, ou o que às vezes é chamado de "paralisia por análise", é um problema comum. Alguns experimentos famosos em ciência comportamental mostraram que a tomada de decisão é mais difícil quando você tem muitas opções e muita informação.

Usar prazos firmes é uma boa maneira de combater nossa natureza indecisa. Por exemplo, para forçar seu parente a limitar a busca, diga a ele que vocês dois se sentarão juntos e terão duas horas para encontrar o melhor computador. Ao final deste período, vocês, obrigatoriamente, farão a compra do equipamento. 


Querido Dan,
Uso um aplicativo de orçamento para definir metas de gastos mensais para cada categoria de despesa, mas todo mês descubro que superei meu limite em várias delas. Estou perdendo meu tempo utilizando esse tipo de aplicativo?
- Anthony


A sua luta não é entre você e o aplicativo de orçamento, mas entre o seu eu emocional, que deseja obter as coisas agora, e o seu eu cognitivo, que deseja que você planeje um futuro melhor. Meu palpite é que você estaria em uma situação ainda pior sem o aplicativo de orçamento.
O controle do orçamento não será eficaz se você definir uma meta de gasto e não voltar a pensar nela até o final do mês. Sugiro que use o aplicativo para analisar os seus gastos todos os dias. Dessa forma, ao invés de descobrir que gastou acima da meta apenas quando é tarde demais para fazer algo a respeito, você poderá ajustar seu comportamento para permanecer dentro dos valores definidos previamente.


Querido Dan,
Recentemente participei de um evento sofisticado da faculdade particular que nossa filha estuda e fiquei surpresa com os lanches e lindos brindes que foram disponibilizados para os participantes. Fiquei empolgada em receber esses itens, mesmo entendendo que eles não são realmente gratuitos, já que pagamos mensalidades tão caras.

Em compensação, na semana passada, quando meu time de tênis estava disputando uma partida em um clube diferente, fomos obrigados a pagar uma taxa de USD 10 para o uso das instalações. Achei isso super chato e injusto. Por que fiquei tão empolgada com esses itens “gratuitos” e tão irritada com essa pequena despesa, quando nenhum deles realmente importa?
—Juliet

O problema é que seguimos a tendência de pensar em cada uma de nossas despesas separadamente, em vez de vê-las em seu contexto geral. Essa é a fonte de muitas de nossas decisões e emoções financeiras irracionais - seja pagando taxas altas aos assessores de investimento que não justificam o custo; pagando à Amazon uma taxa anual por frete "grátis" ou ficando irritado quando o supermercado começar a cobrar USD 0.01 para uma sacola de plástico. Não é fácil pensar claramente sobre como cada pequena despesa afeta a sua situação financeira no geral, mas se você puder, poderá tomar melhores decisões sobre dinheiro.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.