Dan Ariely

Professor de economia comportamental e psicologia na Universidade Duke (EUA), autor de “Previsivelmente Irracional”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Dan Ariely

Ask Ariely: hoje versus amanhã, apps versus mercado e progresso versus tempo

Professor fala sobre evitar dívidas no futuro, deletar aplicativos e definir metas curtas para planos de longo prazo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Querido Dan,
Acabei de ser notificado que a empresa que eu trabalho não implementará o programa de diferimento do imposto sobre a folha de pagamento. O diferimento de impostos permite que os empregadores diferam a dedução fiscal de 6,2% da Previdência Social dos funcionários entre 1º de setembro e 31 de dezembro de 2020. Isso é um adiamento, não uma redução de impostos permanente e vem com adendos. De acordo com esse plano, o funcionário deverá reembolsar o valor total dos impostos diferidos entre 1º de janeiro e 30 de abril por meio de desconto em folha de pagamento. Isso significa que o funcionário pode ser obrigado a pagar um adicional de 6,2% em impostos de previdência social vencidos nos primeiros quatro meses do ano. Com base na minha renda, diferir esses impostos me daria um dinheiro a mais que eu certamente poderia usar. Então, por que meu empregador decidiu não implementar o programa de diferimento do imposto sobre a folha de pagamento?
-Linus

Embora o programa de diferimento do imposto sobre a folha de pagamento forneça aos funcionários uma renda extra agora, ele não é um dinheiro de graça. É um empréstimo do governo que terá de ser pago em um futuro não tão distante. É claro que é tentador se inscrever agora em um programa que nos proporciona benefícios imediatos (renda extra), mas o risco é que as pessoas que recebam esse dinheiro agora se sintam mais ricas e passem a aumentar o seu padrão de vida, hoje e no futuro, para além do que seu poder real de compra permite. Então, quando os impostos vencerem, eles não terão como pagar.

Quando consideramos os dois lados da moeda, meu palpite é que, em média, adotar o programa de diferimento de impostos ajudaria algumas pessoas, mas deixaria a maioria delas em situação pior no longo prazo.

É por isso que suspeito que, ao não implementar o programa, seu empregador está na verdade ajudando você a evitar dificuldades financeiras indevidas no futuro.

Gabriel Cabral/Folhapress

Querido Dan,
Antes da pandemia eu costumava pedir comida em casa uma ou duas vezes por semana, mas o número tem aumentado desde então. Hoje em dia eu peço comida cerca de quatro ou cinco vezes por semana, o que não é bom nem para meu orçamento, nem para minha saúde. De vez em quando, penso em preparar uma refeição para mim, mas o aplicativo de entrega de comida torna isso tão fácil - eu clico em um ou dois botões e há uma deliciosa refeição preparada na minha porta em cerca de 30 minutos. Como posso diminuir o número de vezes que peço comida?
-Beata

As pessoas tendem a fazer o que é mais fácil, especialmente no final do dia, quando estão com fome e cansadas. Os aplicativos de entrega de comida capitalizam essa tendência à preguiça integrando vários recursos, como pedidos com um clique. Uma maneira de reduzir seus gastos é dificultar um pouco o pedido de comida.

Por exemplo, considere não registrar seu cartão de crédito no aplicativo. E se você quiser dar um passo adiante, exclua o aplicativo para que você tenha que baixá-lo toda vez que quiser pedir comida. Ter mais trabalho não vai impedir que você continue pedindo comida, mas talvez deixe o processo mais lento, dando uma chance maior para compras de mercado.


Querido Dan,
Fiz um plano de três anos de estudo para passar no exame de ordem e me tornar advogada. Mas aqui estou eu, no meio do primeiro ano do meu plano de três anos, me sentindo ansiosa. No papel, o plano parecia muito bom, mas agora que estou estudando, às vezes não sinto vontade de estudar e isso me deixa ansiosa e nervosa. O que devo fazer para manter meu plano de três anos?
-Juliana

É muito admirável que você mesma tenha estabelecido este plano de três anos. Mas, o problema com a sua abordagem é que é muito difícil ficar motivado e permanecer motivado com esses objetivos de longo prazo.

Se pegarmos seu plano para tentar entender o quanto de progresso você já teve, significa que a cada mês que você estuda muito, você tem 3% de avanço, e a cada semana representa 1%. A comemoração virá ao final do período caso seja aprovada no exame de ordem. Pelo que você conta, suspeito que essa velocidade de progresso e dinâmica de comemoração não tem sido motivador o suficiente.

Com isso em mente, considere definir marcos menores e mais frequentes. Uma sugestão seria de definir metas de aprendizagem semanais e mensais, o que não só permitirá que você acompanhe a evolução com mais facilidade, mas também permitirá que você comemore mais momentos de sucesso. Talvez com uma taça de vinho todas as semanas por ter feito um bom avanço, ou uma tarde de folga todos os meses, quando achar que fez tanto progresso que merece esse descanso.

Mudando seu foco de três anos (dois anos e meio, dado o tempo até agora) para o final da semana e do mês, você verá o tempo passando de forma diferente e será capaz de sentir mais progresso com mais frequência e, no final das contas, você será capaz de, de fato, progredir mais.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.