Dan Ariely

Professor de economia comportamental e psicologia na Universidade Duke (EUA), autor de “Previsivelmente Irracional”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Dan Ariely
Descrição de chapéu Natal

Ask Ariely: decoração de final de ano, aulas online e a regra do pico-fim

Pensar com antecedência e ter planejamento podem evitar problemas futuros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Querido Dan,
Todos os anos, nessa época, eu tiro caixas e mais caixas de luzes de Natal do depósito com o plano de montar uma grande decoração na frente da minha casa. Acontece que sempre acabo demorando mais do que eu havia planejado inicialmente e nunca consigo terminar a tempo para o dia. Como posso melhorar o meu plano?

Chris

Nossa tendência de subestimar a quantidade de tempo que levaremos para concluir uma tarefa é conhecida como falácia de planejamento e é muito comum.

Pesquisas mostram, no entanto, que as pessoas são muito melhores em estimar a quantidade de tempo necessária para tarefas menores em comparação com tarefas maiores. Portanto, uma boa maneira de combater a falácia do planejamento é dividir um projeto complexo em muitas subtarefas.

Este ano, tente pensar com antecedência em todas as etapas envolvidas na montagem de uma decoração de Natal: retirar as caixas do depósito, projetar a decoração, amarrar as luzes, ajustar os cabos de energia e etc. Ao estimar quanto tempo cada etapa levará, você terá uma noção melhor do quão cedo você precisa começar.


Querido Dan,
Minha academia local oferece aulas online, e eu realmente gosto e participo ativamente delas. Entretanto, ao perder uma aula com meu instrutor favorito na semana passada, procrastinei tanto assistir a aula gravada que ficou até parecendo que não gosto tanto assim das aulas. Por que você acha que a aula gravada perdeu tanto o meu interesse?
—Jenna

Pode parecer estranho, mas de certa forma é mais fácil agendar um evento em um horário fixo do que um gravado que você pode ver quando quiser. Com um evento ao vivo, sabemos que temos que colocá-lo em nosso calendário e program ar outras coisas em torno dele.

Já a gravação, que pode ser visualizada a qualquer momento, não nos gera a preocupação em nos programarmos com antecedência, pensando que poderemos assisti-la sempre que tivermos tempo.

Como resultado, ela cai para o fim da nossa lista de tarefas, atrás de obrigações mais urgentes. Da próxima vez que você perder uma aula de ginástica, sugiro que agende um horário para assisti-la e coloque na agenda como se fosse ao vivo. Isso a ajudará a proteger o tempo, em vez de permitir que a flexibilidade da gravação possibilite que você postergue indefinitamente.


Querido Dan,
Recentemente, dei uma palestra como parte de uma conferência online. No início tivemos tantos problemas técnicos que me fizeram ficar visivelmente confusa e nervosa enquanto falava. Um certo ponto da minha apresentação consegui me recuperar e a conversa terminou bem. Posteriormente, soube que os participantes responderam de forma muito positiva à minha apresentação, o que me surpreendeu considerando o início difícil. Fiquei me perguntando se talvez a boa avaliação dos participantes se deu porque eles ficado com pena de mim.
—Talya

Se a audiência desse peso igual a cada minuto de sua palestra, você poderia ter terminado com uma resposta morna. Mas quando as pessoas refletem sobre as experiências, elas tendem a seguir a “regra do pico-fim”, o que significa que são mais influenciadas pelo ponto alto e pelo final da experiência.

Isso funcionou a seu favor, pois as pessoas se lembraram do final da sua palestra melhor do que do início. Da próxima vez que fizer uma palestra, lembre-se de que, mesmo que tenha começado mal, não deve ficar muito estressado porque ainda tem tempo para consertar as coisas.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.