Gelo e gim

Coluna é assinada pelo jornalista e tradutor Daniel de Mesquita Benevides.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gelo e gim

Coquetel bronx embalava os escritores e amantes Hammett e Hellman

Primeiro drinque a usar suco de frutas acompanhou personagens de obras levadas às telonas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"A Ceia dos Acusados" é um livro embriagante. Lançado em 1934, o policial de Dashiell Hammett exala vapores de martinis e manhattans. Se bem chacoalhado, é capaz de verter alguns drinques. Nele, não há uma página em que não se beba. Tudo é motivo para um trago: café da manhã, insônia, para pensar melhor, para conversar melhor, para rir melhor.

Na versão cinematográfica, o personagem Nick Charles ensina ao barman, enquanto pilota a coqueteleira: "o mais importante é o ritmo. Para o manhattan, é preciso chacoalhar como num foxtrote; para o bronx, como num two-step; e para o dry martini, é imprescindível que seja no tempo de uma valsa."

Quem conhece a história de Hammett logo associa sua figura esguia ao elegante Nick. Nora, a esposa espirituosa, é por sua vez o espelho de Lillian Hellman, amante do autor do clássico "Falcão Maltês" por 30 anos, entre idas e vindas.

O escritor americano Dashiell Hammett (1894-1961)
O escritor americano Dashiell Hammett (1894-1961) - Reprodução

O casal Nick e Nora ficou tão famoso que existe uma taça com o nome deles —é a que aparece no filme, quando ambos entornam 11 martinis cada. Há também um drinque chamado Nick e Nora, que é uma versão do dry martini em outra proporção (70 ml de gim e 20 ml de vermute seco).

Hellman (1905-1984) foi uma das grandes escritoras do século 20. Melhor amiga de Dorothy Parker, virou celebridade com a peça "The Children's Hour". Proibida em Boston e Chicago, a montagem causou furor, pois falava de lesbianismo numa época (1934) em que esse tema era tabu entre os tabus.

Cartaz do filme "O Falcão Maltês", com Humphrey Bogart e Mary Astor
Cartaz do filme "O Falcão Maltês", com Humphrey Bogart e Mary Astor - Divulgação

"The Little Foxes", de 1939, tornou-se um clássico da dramaturgia, colocando-a em pé de igualdade com Eugene O'Neill e Tennessee Williams. Mais tarde, lançou quatro livros de memórias, aclamados pela crítica e público, mas também controversos. "Pentimento" (1973) serviu de base para o oscarizado "Julia", de 1977 —Jane Fonda interpretou a autora.

Feminista, anti-racista e esquerdista, ela foi à Espanha apoiar os legalistas contra o exército fascista de Franco, onde escreveu artigos descrevendo os bombardeios em Madri e Valencia. Ligada ao Partido Comunista, enfrentou a comissão macartista no início dos anos 1950, quando se recusou a entregar seus colegas. Hammett fez o mesmo mas teve sorte pior. Ficou preso por um ano.

Conheceram-se num bar, claro. Ambos casados, apaixonaram-se na hora e, entre um drinque e outro, passaram a noite falando de literatura. A relação, porém, não era apenas um mar de manhattans. No dia da estreia de sua primeira peça na Broadway, ela ligou aflita para o companheiro, então morando em Los Angeles.

Quem atendeu foi a secretária. Só que Hammett não tinha secretária. Hellman pegou o primeiro avião e foi bebendo até a costa oeste. Chegando lá, disparou para a casa do amado mulherengo e destruiu seu bar. Nada doeria mais.

A escritora americana Lillian Hellman posa para foto em 1936
A escritora americana Lillian Hellman posa para foto em 1936 - Bettmann/Corbis

No fim da vida, posou para uma propaganda usando casaco de peles numa pose sexy, cigarro na mão. Nunca foi uma beldade padrão, mas tinha enorme auto-estima e uma sexualidade livre de convenções.

Nesse baile de vidas explosivas, vamos então de bronx. Ao ritmo do two-step, como sugere Nick Charles. Primeiro coquetel a usar um suco de frutas, teria sido criado em 1899, em homenagem ao recém-inaugurado zoológico no Bronx. Um drinque animal, pois.

BRONX

Ingredientes

  • 45 ml de gim
  • 20 ml de vermute doce
  • 15 ml de vermute seco
  • 20 ml de suco de laranja
  • 2 espirradas de orange bitters

Passo a passo
Bata todos os ingredientes com gelo numa coqueteleira e coe para uma taça Nick e Nora previamente gelada. Enfeite com uma casca de laranja.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.