Gelo e gim

Coluna é assinada pelo jornalista e tradutor Daniel de Mesquita Benevides.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gelo e gim

Drinque white russian fazia a cabeça no cultuado filme 'O Grande Lebowski'

Bebida é preparada nove vezes ao longo da obra; aprenda a fazer em casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A vodca pode embriagar mais que "Ana Karenina" ou o "Concerto nº 3 para Piano" de Prokófiev, o que é um feito. Segundo um provérbio russo, "o primeiro copo de vodca te sufoca; o segundo te deixa esperto como um falcão; depois do terceiro, os copos saem voando como passarinhos".

A citação está num pequeno livro formidável, "Viagem à Terra das Moscas", de Aldo Buzzi. Ele conta que a vodca era medida em baldes no interior da Rússia e era usada como remédio: "Contra contágios, vodca com pimenta vermelha; contra dor de dente, vodca com raiz forte".

A invenção russa é um dos principais personagens de "O Grande Lebowski", longa dos irmãos Coen, como o licor de café e o creme de leite. Juntos formam o white russian, coquetel preparado nove vezes ao longo do filme de 1998.

"O Grande Lebowski" (1998), protagonizado por Jeff Bridges
"O Grande Lebowski" (1998), protagonizado por Jeff Bridges - Divulgação

Jeffrey Bridges encarna o personagem-título com tanta perfeição que ficou difícil distinguir ator e criatura. The Dude, "o cara", como gosta de ser chamado, bebe seus white russians como se fossem café com leite, e não se importa com a baba no bigode.

Consegue um impressionante equilíbrio zen quando está com o copo na mão, seja praticando tai-chi sobre um tapete persa, ou quando é atirado por capangas para dentro de uma limousine: "Ei, cuidado! Tem uma bebida aqui!".

Essa é a filosofia do Dude: cuide da sua bebida, pratique seu boliche e não faça mal a ninguém. Prefira o abraço ao cansaço de uma discussão. Viva numa boa. O figurino é a roupa mais confortável que você tiver —no caso de Lebowski, robe, shorts ou calça florida, e chinelos, roupas que Bridges tirou do próprio armário.

O filme se passa nas montanhas de Hollywood, como "O Longo Adeus", livro de Raymond Chandler no qual é vagamente inspirado. Chandler era outro bebedor notório.

Conta-se que para furar um bloqueio diante das páginas em branco de um roteiro ("A Dália Azul"), foi preciso que o estúdio lhe enviasse inspiradoras garrafas de gim. E enfermeiras, que lhe aplicavam injeções de vitaminas. Era a garantia para que não desmaiasse sobre a máquina de escrever (história semelhante é contada em "Mank").

Mais sossegado, o Dude enfrenta outros problemas. Um milionário da indústria do cine ma pornô o persegue, assim como um grupo maluco de alemães "niilistas". Na bruma da maconha e do coquetel, tem sonhos que parecem coreografias pop-surrealistas.

Uma pintora de vanguarda (Julianne Moore) se encolhe na cama depois de transar com ele. El Duderino acha que é uma posição de ioga. "Facilita a concepção", ela explica. No susto, ele cospe o white russian sobre a grande angular.

Versão do drinque white russian servida no bar Shuffle, no centro de SP
Versão do drinque white russian servida no bar Shuffle, no centro de SP - Helena Peixoto/Divulgação

O drinque é uma derivação cremosa do black russian, criado em 1949, começo da Guerra Fria, num hotel em Bruxelas, como homenagem a Perle Mesta, embaixadora americana em Luxemburgo, famosa pelas festas que promovia, em que presidentes tocavam piano e cantavam.

A bebida rodou muito na era disco até desaparecer nos anos 1980 e ser, então, ressuscitada pelo celuloide. O verdadeiro Dude, um produtor de cinema largadão chamado Jeff Dowd, integrante dos Sete de Seattle, grupo de protesto contra a Guerra do Vietnã, era um grande apreciador do coquetel "caucasiano".

Mas o brinde vai para o enfant terrible da música soviética. A Prokófiev, que nesta sexta-feira (23) faria 130 anos! "The white russian abides", diria Lebowski.

WHITE RUSSIAN

Ingredientes

  • 60 ml de vodca
  • 30 ml de licor de café
  • 30 ml de creme de leite

Passo a passo

Bata a vodca e o licor de café numa coqueteleira e sirva num copo old-fashioned com gelo. Despeje o creme de leite sobre o dorso de uma colher.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.