Gelo e gim

Coluna é assinada pelo jornalista e tradutor Daniel de Mesquita Benevides.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gelo e gim
Descrição de chapéu América Latina

Daiquiri é a pedida ideal para homenagear Che Guevara

Líder revolucionário foi executado há 54 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A mãe da invenção pode ser a necessidade, o que não quer dizer que a invenção seja necessariamente boa. Hemingway escreveu "Ter ou Não Ter" de uma sentada, por dinheiro. É considerado por alguns seu pior livro, dentre eles o cineasta Howard Hawks, que apostou com o amigo que seria capaz de fazer um bom filme baseado no romance de 1937.

"Uma Aventura na Martinica" foi o resultado da aposta. Lançado em 1944, tem muita semelhança com "Casablanca", do ano anterior, não apenas por conta do ator central, Humphrey Bogart. Ambos filmes se passam em lugares exóticos (para os americanos, bem entendido), ambos têm os nazistas como vilões, ambos se apoiam numa história de amor problemática, quando não impossível.

Lauren Bacall tinha apenas 19 anos. Fazia sua estreia no cinema e logo roubou a cena com sua voz baixa e olhares insinuantes. O roteirista também roubaria a cena, por razões muito diferentes. Era William Faulkner, Nobel de literatura e manguaceiro como Hemingway. Mudou bastante a história, meio que invalidando a aposta. Entre outras alterações, o cenário passou de Cuba para Martinica.

O coquetel daiquiri
O coquetel daiquiri - Alex Shyripa/stock.adobe.com

Um dos motivos depois soaria irônico: a administração Roosevelt tinha uma política de boa vizinhança e não queria mostrar a ilha de Omara Portuondo e Compay Segundo com maus olhos (a Martinica é francesa). Mesmo assim, o muito cubano daiquiri, coquetel favorito do autor de "O Velho e o Mar", faz uma ponta digna no longa.

Àquela altura era um dos drinques mais pedidos nos EUA e pelos turistas em Havana. A história remete a 1898. Dois americanos que trabalhavam numa mineradora em Santiago teriam chegado à fórmula quando faltou o gim e o substituíram pelo rum local. O batismo se deu pela proximidade com uma pequena praia, Daiquiri, nome pré-colombiano.

Há quem sustente que o coquetel já existia antes, tendo sido uma variação do Grog, tomado por marinheiros no século 18. Os capitães mandavam acrescentar limão e açúcar ao rum para que a tripulação não ficasse muito bêbada (ou grogue), e tropeçasse nos cordames do convés. Mais provável é que o daiquiri seja descendente do canchanchara, feito com mel e não açúcar. Era bebido pelos insurgentes cubanos contra o domínio espanhol.

Essa era certamente a versão preferida por Che Guevara. A praia Daiquiri, por sinal, fica ao pé da Sierra Maestra, onde os revolucionários liderados por Che, Fidel e Camilo Cienfuegos se refugiaram para montar seu exército e derrubar Fulgencio Batista.

Mais tarde, na construção do socialismo cubano, Alberto Korda, autor da foto que estampa camisetas no mundo inteiro, registrou cenas de Che carregando sacas de cereais, dirigindo uma ceifadora e cortando a cana que dá o açúcar e o rum. E também rindo, pegando ônibus e pescando com Fidel.

Não eram gestos populistas. Faziam parte do que ele acreditava e de um esforço do governo de potencializar a produção agrícola com o trabalho voluntário.

Como o mundo dá voltas, o daiquiri era o coquetel favorito de John Kennedy, que mandou invadir Cuba em 1961. Uma invasão desastrada, com uma maioria de cubanos exilados, que só fortaleceu os ânimos castristas.

Em 9 de outubro de 1967, Che foi executado por agentes da CIA. Estava na selva da Bolívia, juntando forças para fazer outra revolução. Gostava das pessoas e da vida.

Daiquiri

Ingredientes

  • 60 ml de rum branco
  • 20 ml de suco de limão
  • 15 ml de xarope de açúcar

Passo a passo
Bata os ingredientes com gelo numa coqueteleira e coe para uma taça coupe gelada. Enfeite com uma fatia de limão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.