Gelo e gim

Coluna é assinada pelo jornalista e tradutor Daniel de Mesquita Benevides.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gelo e gim

Drinque une o espírito de Zorba, O Grego, ao humor do mochileiro das galáxias

Bebida que leva um dos néctares helênicos faz referência ao robô depressivo da saga espacial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ela chega do sol forte de Marselha e entra num bistrô, onde se senta num sofá vermelho. Um jovem garçom aparece e, sentindo sua melancolia, pergunta se é causada pelo amor, um problema no trabalho ou uma questão de família. "Para desilusão amorosa, recomendo Marie Brizard. É como um beijo". E continua a explicar as qualidades românticas do licor, sem soar inconveniente. Seu entusiasmo é genuíno.

Não é o amor, diz ela, é algo mais complicado: a vida. E agora, pensa o simpático garçom. A vida? Vai até o bar, mexe em algumas garrafas e traz uma comprida, em forma de foguete. Serve numa taça pequena e receita: para a vida, duas doses de Metaxa. Ela gosta e pergunta o que é. "Vem da Grécia, direto do sol."

Entre tantas coisas fascinantes nesta cena de "As Neves do Kilimanjaro", dirigido por Robert Guédiguian, está a ideia de que uma bebida pode resolver ou amenizar nossos males mais íntimos. O que o garçom faz, com charme surpreendente, pois diante de um muro de dignidade ferida (a sublime Ariane Ascaride), é atuar como um legítimo psicanalista de botequim, mas no sentido positivo.

O casal principal do filme 'As Neves do Kilimanjaro', formado pelos atores Jean-Pierre Darrousin e Ariane Ascaride
O casal principal do filme 'As Neves do Kilimanjaro', formado pelos atores Jean-Pierre Darrousin e Ariane Ascaride - Divulgação

O metaxa pode ser descrito por alto como um conhaque misturado com vinho e especiarias. É uma das bebidas tradicionais da Grécia, como tsipouro, ouzo e retsina. As duas primeiras são parentes, com acentuado gosto de anis. Retsina é um vinho ancestral, cuja produção existe há dois mil anos. Era armazenado em ânforas permeabilizadas por dentro com resina de pinho, proporcionando o sabor característico.

Em suas temporadas na ilha grega de Hydra, Leonard Cohen costumava frequentar os bares e cafés locais acompanhado da musa Marianne Ihlen, seu violão e um caderninho. Após algumas doses de ouzo ou taças de retsina, começava a cantoria, debaixo da grande árvore na praça em frente ao porto.

Sentindo-se totalmente em casa, o escritor, cantor e compositor canadense dançava com os amigos, muitos deles artistas, erguendo os braços lentamente e jogando uma perna na frente da outra, como num ritual. A um só tempo alegre e dramática, essa dança tradicional é tida como um presente dos deuses para apagar dores e tristezas.

Atores fazem pose na praia, durante cena do filme 'Zorba, O Grego', de Michael Cacoyannis
Atores fazem pose na praia, durante cena do filme 'Zorba, O Grego', de Michael Cacoyannis - Divulgação

No filme "Zorba, O Grego", o bruto e poético personagem central de Anthony Quinn entorna uma garrafa —que pode bem ser de retsina ou ouzo— e leva o gargalo à boca do atônito Basil (Alan Bates), sua contrapartida "civilizada". Como se incorporando a força da mitologia, começa a saltar sobre os móveis, sobre a mesa, sobre a areia da praia debaixo da noite, e, girando em euforia, dança o sirtaki com alguns companheiros cretenses, que surgem de repente, atraídos pelo chamado milenar.

Outra cena de caráter etílico mostra a decadente dona de um hotel lembrando dos quatro almirantes que amou durante a Segunda Guerra. No seu mito pessoal, eles encheram uma banheira de champanhe para que ela se banhasse enquanto eles bebiam com canudinhos o álcool borbulhante que acariciava seu corpo.

O drinque da semana leva licor mastiha, outro dos néctares helênicos. Como explica o Guia Difford's, o nome é uma referência ao robô depressivo de "Guia do Mochileiro das Galáxias". Foi criado por Christos Chouseas no 42 Bar , em Atenas. No livro de Douglas Adams o número 42 é a "resposta para a questão suprema da vida." A vida, sempre ela.

Marvin's Last Word

Ingredientes

  • 22 ml de gim
  • 22 ml de licor mastiha
  • 22 ml de Chartreuse Verte
  • 22 ml de suco de limão

Passo a passo
Bata os ingredientes com gelo e coe duplamente para uma taça coupe gelada

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.