Gelo e gim

Coluna é assinada pelo jornalista e tradutor Daniel de Mesquita Benevides.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gelo e gim

Thomas Pynchon descreve 348 bebidas em seus livros

A literatura de Pynchon é mesmo um gigantesco coquetel de ingredientes da contracultura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 2004 Thomas Pynchon participou de dois episódios dos "Simpsons". Fiel à famosa reclusão, seu avatar animado aparece com um saco de papel na cabeça, dois furos para os olhos e uma interrogação na altura da testa. A voz é dele, mas os cabelos, quanta diferença.

Marge escreve um livro e ele assina um elogio de grego na contracapa: "Thomas Pynchon adora este livro tanto quanto gosta de câmeras". Em seguida grita para os carros indiferentes na rua: "Ei, quem quer uma foto com um autor recluso? A promoção vale até hoje!".

Só existem sete fotos publicadas do escritor, daí a ironia. Em quase todas vemos um sujeito jovial, com sorriso de coelho e ar meio ingênuo. Difícil acreditar que seja um fabulista da paranoia, fechado em seu mundo.

No outro episódio, ele experimenta um salgadinho oferecido por Lisa. Diz: "Que V-lícia, vou colocar no Livro de Receitas do Arco-Íris da Gravidade!". Nerds tiveram orgasmos com as menções cifradas a dois de seus romances. O nível dos trocadilhos é de quinta série. Não teria graça de outro jeito.

Pynchon faz 85 anos neste domingo. Como o Velho Guerreiro, não está aí pra explicar, mas pra confundir.

Drinque alaranjado
Tequila Sunrise - Maria do Carmo/ Folhapress

O curioso é que o Frankenstein de Glen Clove, parente distante do Vampiro de Curitiba, criou de fato mil misturebas, a ponto de um ubernerd australiano, professor de robótica, dar-se ao trabalho dipsomaníaco de listar todas as bebidas reais e imaginárias citadas em seus caudalosos romances.

O resultado está no blog Drunk Pynchon, lançado dez anos depois da aparição nos Simpsons. São 348 drinques servidos em nove livros.

Deve ser algum tipo de recorde. Faz sentido. A literatura de Pynchon é mesmo um gigantesco coquetel de ingredientes da contracultura, personagens bizarros, tramas tresloucadas, neologismos e narradores de todo tipo. Vai da comédia pastelão ao lirismo imagético.

Em seu blog, Michael Horn não apenas catalogou as estranhas concocções, como já experimentou cerca de cem delas. Chegou a viajar para o Quirguistão em busca do kumis, bebida feita com leite de camelo fermentado, tomada por um espião soviético em "O Arco-Íris da Gravidade". É a cerveja da Ásia Central.

Cena do documentário "Thomas Pynchon - Uma Jornada na Mente de P." (2001), de Fosco Dubini e Donatello Dubini
Cena do documentário "Thomas Pynchon - Uma Jornada na Mente de P." (2001), de Fosco Dubini e Donatello Dubini - Reprodução

Entornou facilmente sazeracs, old-fashioneds e tequila sunrises, coquetéis clássicos que fazem pontas nas entranhas pynchonianas. Mas o que dizer da poção de Gwenhidwy, outro personagem do "Arco-Íris"? Trata-se de álcool de cereais com "caldo de carne, groselha, xarope para tosse, infusões amargas de escutelária azul que provocam arrotos, raiz de valeriana, agripalma e cipripédio, o que tiver à mão, na verdade" (a tradução hercúlea é do excelente Paulo Henriques Britto). Gargântua, que já nasceu pedindo cerveja, teria adorado.

Em "V.", por sua vez, os personagens estão diante da última garrafa de vodca, decidindo o que misturar com ela. A festa praticamente acabou, mas não a sede: "experimentaram leite, sopa de legumes e o suco de um pedaço de melancia seco que era tudo o que tinha na geladeira. Tente espremer uma melancia em um copo quando seus reflexos não estão muito bons. É quase impossível".

Os gim marshmallows, torpedo juices e mamajuanas provam que nada ou quase nada é impossível no bunker alcoólico de Pynchon.

Tequila Sunrise

Ingredientes

• 60 ml de tequila branca

• 120 ml de suco fresco de laranja

• 7,5 ml de grenadine

Passo a passo

Coloque primeiro a tequila e o suco num copo highball com gelo e depois o grenadine. O xarope vai se depositar lentamente no fundo, criando um efeito degradé --daí o nome.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.