Gelo e gim

Coluna é assinada pelo jornalista e tradutor Daniel de Mesquita Benevides.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gelo e gim

Igor Stravínski, que faria 140 anos, poderia ter sido chamado de Stra-uísque

Compositor, que teve caso com a estilista Coco Chanel, era conhecido pelo amor à bebida escocesa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Datas e efemérides existem para que possamos brindar e beber —o resto é secundário (e eventualmente bem-vindo). É provável que alguém tenha dito isso, com outras palavras.

O próprio Stravínski, cujo nascimento é celebrado neste dia 17, poderia tê-lo dito. Era, afinal, um dândi espirituoso, afeito a belas roupas, belas artes e um bom uísque.

Declarou gostar tanto dessa venerável invenção escocesa, que seu nome poderia ser Stra-uísque.

O compositor Igor Stravinsky
O compositor Igor Stravinsky - Divulgação

Teria 140 anos. É possível imaginá-lo em alguma calçada cosmopolita, com seu corpo comprido e elástico, levado pelo majestoso nariz. Ao ver uma mulher cubista, atravessando a rua com o rosto desencontrado, pararia para tomar um trago, direto da garrafa que sempre levava no bolso do fraque.

Poucos compositores de música erudita tiveram tanta popularidade e exerceram tamanho fascínio. Entre seus fãs e amigos estavam Debussy, Proust, Joyce, Gertrude Stein, Disney e Coco Chanel, com quem teve um caso.

Charlie Parker, ao vê-lo numa mesa do lendário Birdland, em Nova York, tocou algumas notas do "Pássaro de Fogo". Stravinsky, surpreendido pela homenagem, cuspiu o uísque, na descrição de Alex Ross.

O crítico musical também conta, em "Ruído", livro imprescindível, como foi a estreia de "A sagração da Primavera", obra-prima do compositor russo. Paris, final de maio de 1913: "Dos camarotes, onde sentavam os espectadores mais abastados, vinham urros de desaprovação. Os estetas dos balcões e dos lugares de pé urraram de volta. Eram matizes da luta de classes".

Cena do filme "Coco Chanel e Igor Stravinsky", de 2009, dirigido por Jan Kounen
Cena do filme "Coco Chanel e Igor Stravinsky", de 2009, dirigido por Jan Kounen - Divulgação

Deve ter sido um terremoto, as poltronas tremendo com a brutalidade rítmica do espetáculo, que tinha ainda a coreografia ousada de Nijínski. As penas de avestruz na cabeça das madames talvez tenham voado a cada pisada no palco das bailarinas e bailarinos de Diaghilev. A personagem central, surgida num sonho do compositor, era obrigada, num rito pagão, a dançar até a morte.

Stravínski foi comparado ao parceiro de bebedeiras Picasso, com quem trabalhou no balé "Pulcinella". Inquietos, buscavam o zeitgeist na nascente. Assim como o gênio espanhol passou pelas fases azul, rosa, cubista, primitiva etc., o gênio nascido à beira do mar Báltico, filho de um barítono de origem aristocrática, foi da exuberância percussiva ao neoclassicismo, chegando ao dodecafonismo.

Misturava canções do folclore eslavo a tinturas de jazz, tímpanos retumbantes ao grito estranho de tubas e trompas. No melhor de sua obra, teria compreendido intuitivamente as batidas irregulares e hipnóticas da música africana, sob as quais fez correr o rio da vanguarda europeia dos anos 1910 e 1920, quando o mundo parecia explodir, de violência ou prazer.

Falante e animado, não se furtava a tomar sua bebida favorita na situação que fosse, o que incluía a cama (como atestam algumas fotos divertidas). Era de se esperar que preferisse vodca, mas não. Por outro lado, é possível que não gostasse de misturar seu uísque com outras bebidas. Atitude comum entre os apreciadores do malte, até porque são relativamente poucos os bons coquetéis que têm como base o néctar das Terras Baixas.

Um dos melhores, senão o melhor, é o affinity, que teve seu auge justamente quando o jovem Stravinsky deixava Paris boquiaberta, dividida entre aplausos e apupos.

Affinity

Ingredientes

  • 50 ml de blended scotch whisky
  • 25 ml de vermute seco
  • 25 ml de vermute doce
  • duas espirradas de bitter de laranja

Como fazer
Mexa os ingredientes com gelo e coe para uma taça coupe. Decore com um twist de limão siciliano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.