Gelo e gim

Coluna é assinada pelo jornalista e tradutor Daniel de Mesquita Benevides.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gelo e gim

Suor de alambique, cachaça foi protagonista em revoltas populares

Conhecida também como parati, vergonha, dengosa ou meu consolo, bebida batizou sua própria rebelião

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grande Câmara Cascudo define: "É a bebida-do-povo, áspera, rebelada, insubmissa aos ditames do amável paladar [...], atrevendo-se a enfrentar o vinho português soberano [...], é o líquido saudador de Zumbi dos Palmares."

"Prelúdio da Cachaça" é breve mas nos dá muito. Conta, por exemplo, como soldados na Guerra do Paraguai e em Canudos misturavam pólvora à cachaça para ganhar coragem. Ou para ganhar a covardia necessária para o massacre.

Parati, vergonha, dengosa, meu consolo ou suor de alambique, a cachaça batizou sua própria revolta. Aconteceu em 1660. Para favorecer os vinhos do Porto e da Madeira, a coroa portuguesa impunha proibições ou taxas pesadas à produção da caninha. Cerca de 112 alambiqueiros cariocas se insurgiram.

Copo de vidro com cachaça e mel - De Leonidas/AdobeStock

Com apoio popular, tomaram o governo do Rio de Janeiro e convocaram novas eleições. Mas ao fim de cinco meses foram derrotados —e seu líder, degolado. ​

O episódio dá nome a uma peça de Antonio Callado, parte da chamada tetralogia do teatro negro do escritor. Escrita em 1958, traz para a cena um dramaturgo de sucesso, sua mulher —ambos brancos —e um famoso ator negro. Ao fundo, tinindo, um tonel de fina aguardente, presente deste último.

O ator cobra do amigo o prometido papel de protagonista, personagem já esboçado, numa peça que havia ficado por anos na gaveta, com o mesmo nome daquela que estamos vendo ou lendo. Ambrósio se diz cansado de ser "criado, ladrão, bicheiro ou chofer." A cachaça, no "tonel vingativo", é o símbolo da sua revolta.

Era uma homenagem a Grande Otelo e expressão de repúdio à prática do blackface nas primeiras encenações da obra anterior de Callado, "Pedro Mico". Otelo Ambrósio, figura trágica, lembra que Anchieta já fazia teatro e que até hoje não existe "preto protagonista que é crioulo mesmo." Só branco pintado. Sintomaticamente, a peça ficou inédita até 1983.

Chamado por Hélio Pellegrino de "o doce radical", Callado fazia ficção de alta qualidade com alto teor de conscientização social, política e ambiental.

Correspondente estrangeiro, trabalhou em Londres durante a Segunda Guerra e foi à selva queimada de napalm no Vietnã do Norte. Acompanhou de perto as Ligas Camponesas de Francisco Julião, o trabalho de Paulo Freire e a luta pelos direitos indígenas, que descreveu em parte no romance "Quarup".

Foi preso duas vezes na ditadura, uma delas ao lado de Caetano e Gil. E estava em Bogotá, em 1948, quando três balas de pistola impediram a Colômbia de ter seu primeiro presidente de esquerda. Favorito nas pesquisas, o socialista Jorge Eliécer Gaitán foi assassinado quando saía do escritório para encontrar-se com um jovem Fidel Castro e outras lideranças estudantis.

Dizia, com convicção: "Yo no soy un hombre, soy el pueblo". A reação das massas foi imediata, numa das maiores revoltas já vistas neste hemisfério, conhecida como Bogotazo. A repressão se estendeu por anos, com milhares de mortos.

A vitória do ex-guerrilheiro Gustavo Prieto e da advogada Francia Márquez, ex-doméstica de ascendência africana, retoma o projeto de Gaitán, de uma representação autenticamente popular.

Como Dom e Bruno, e de certa forma Callado, Márquez enfrentou a mineração ilegal na Amazônia e a ameaça à sobrevivência das culturas indígenas. Merecem centenas de milhões de brindes. Com a insubmissa cachaça de Zumbi.

PINGA COM MEL

Ingredientes

  • 50 ml de cachaça
  • 20 ml de suco fresco de limão
  • 10 ml de mel com água (proporção de 3:1)

Como fazer

Bata tudo com gelo e coe para um copo gelado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.