Daniel Furlan

Ator, comediante e roteirista, é um dos criadores da TV Quase, que exibe na internet o programa "Choque de Cultura".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Daniel Furlan

Humanos fantásticos - Parte 3

Recebidos a tiros imaginários de pistolas de Lego cor de rosa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não foi difícil encontrar Roque, já que era o presidente da associação de moradores da aldeia hippie. Disse que andava entre eles, mas nunca mexeu com "esse negócio de... artesanato". 

Sua teoria sobre o surgimento do artesanato é de que os hippies gringos que trouxeram a ideologia eram filhinhos de papai que não precisavam trabalhar para sobreviver, e o artesanato foi a forma encontrada pelos hippies brasileiros para se manter. Confirmou que Janis Joplin namorou um pescador que não está mais lá e que ela morava na Casa do Sol. Nos apontou onde ficava, mas a casa não existe mais, então na prática apenas nos mostrou um espaço vazio. Mas foi sua maneira de ajudar. 

Agradecemos e partimos em busca de Luís --segundo Roque, o artista local mais bem-sucedido. O possível último hippie que buscávamos.

Na casa de Luís, fomos recebidos a tiros imaginários de pistolas de Lego cor-de-rosa, disparados por crianças cabeludas. De dentro, Luís aos berros convocava a todos para ver o pôr do sol. As crianças, incentivadas por ele, davam saltos "em homenagem ao sol". Talvez uma delas se chamasse Alfa-1. Entramos. 

A casa, grande e bonita por fora, por dentro era o caos total, cheia de crianças, cães e gatos correndo para todos os lados. O segundo andar era composto por tábuas mal posicionadas com colchões e artesanatos espalhados, e tudo parecia prestes a desabar. 

Luís nos recebeu bem, mas insistiu muito na venda de suas obras. Mostrou afobadamente várias camisas horrorosas pintadas à mão e poemas que eram na verdade toques de sabedoria impressos em cartões postais. Ficou bastante decepcionado quando comprei apenas um cartão-poema. Aparentemente eu demonstrava precisar de muito mais sabedoria.

O ramo de atuação de Luís definitivamente está entre o artista e o pedinte, mas apesar disso e de seu pouco talento para a organização de tudo o que o cerca, a forma com que demonstrou sua sede capitalista sem nenhum constrangimento nos fez descartá-lo como um hippie. 

Entretanto, quando estávamos saindo da casa, fomos convidados (pressionados) a participar de um "luau com roda de violão". Quando respondemos educadamente que "tentaríamos voltar", ele pediu para trazermos um violão, já que não havia nenhum ali. (Continua)

Colaborou Cynthia Bonacossa 

 

Cynthia Bonacossa

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.