Deirdre Nansen McCloskey

Economista, é professora emérita de economia e história na Universidade de Illinois, em Chicago

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Deirdre Nansen McCloskey
Descrição de chapéu Rússia

A Ucrânia quer liberalismo

Existe um nome para algo que nunca se enquadrou no velho espectro esquerda-direita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O exército de Putin bombardeou o espectro político usual de esquerda e direita até reduzi-lo a escombros.

Normalmente situamos cada política ou pessoa em algum ponto de uma linha horizontal que parte do fascismo de direita, passa por uma posição mediana confortável e chega até o comunismo de esquerda. É agradável contar com um sistema tão simples, que é derivado do posicionamento dos assentos na Assembleia francesa dois séculos atrás. Isso facilita a escolha dos amigos. "Você é conservador. Não podemos namorar."

O presidente russo Vladimir Putin, no Kremlin, em 30 de março de 2022
O presidente russo Vladimir Putin, no Kremlin, em 30 de março de 2022 - Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin via Reuters

Mas a guerra de Putin escancarou o problema real. Não se trata de esquerda e direita. Tampouco de queers versus católicos, por mais que algumas pessoas gostem de converter a guerra cultural em um problema enorme. Tampouco é questão de jovens ou velhos. Ou de Nordeste versus Sul.

É questão de liberdade versus tirania.

O que é a liberdade? Coletivamente falando, é não sermos escravos de outro país. Seu país e o meu nunca tiveram grande problema em conservar a liberdade coletiva. Estamos distantes demais e somos grandes demais. Nossos vizinhos México e Paraguai não tiveram a mesma sorte. Os mexicanos costumam dizer "tão distantes de Deus, tão perto dos Estados Unidos da América".

Individualmente falando, ser livre é não ser escravo de outro humano. Brasil e Estados Unidos tiveram de fato um problema sério com isso, para dizer o mínimo, um problema que não terminou em 1888 ou 1865.

Mas experimente ser ucraniano com um vizinho como a Rússia de Putin. Ou experimente ser russo dentro da Rússia de Putin, como os ucranianos decididamente não querem ser. Você seria escravo de um estado cleptocrático, como todos eram sob os czares e os comunistas. O chiste que se contava era: "Sob o capitalismo, o homem explora o homem. Sob o comunismo, é o contrário".

A guerra de Putin deixa claro até mesmo para as pessoas que não querem mais do que levar a vida adiante que o grande problema de nossos tempos não é horizontal, mas vertical. Para cima é a liberdade. Para baixo, a escravidão.

E o xis da questão é o seguinte: todos nós queremos liberdade. Diferentemente de outros espectros, porém, neste espectro o extremo é o melhor. É o melhor para o progresso, com certeza. E a ordem nasce da liberdade, do mesmo modo que a língua portuguesa, a música brasileira ou seu círculo de amigos nascem sem escravização pelo estado.

Existe um nome para isso, algo que nunca se enquadrou no velho espectro esquerda-direita. Liberalismo.

Tradução de Clara Allain

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.