Deirdre Nansen McCloskey

Economista, é professora emérita de economia e história na Universidade de Illinois, em Chicago

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Deirdre Nansen McCloskey

O derretimento do bitcoin e os ditados populares

Se esses ditados dessem respostas decisivas, seríamos todos sábios. E ricos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O bitcoin derreteu uma semana atrás e perdeu metade de seu valor. O que podemos aprender com isso?
Apenas alguns poucos princípios da ciência econômica são lucrativos pessoalmente, contra os muitos que são socialmente lucrativos. A economia é uma filosofia mundana, não conselhos de investimento.

Mas um dos princípios lucrativos seria, nas palavras do provérbio conhecido, "não coloque todos seus ovos no mesmo cesto". Se você tivesse um vigésimo de seu dinheiro em bitcoin, não seria mal. Se 19 vigésimos estivessem em bitcoin, epa! Diversifique.

Mas há um ditado contrário. Sempre há. Se os ditados populares dessem respostas decisivas, seríamos todos sábios. E ricos. Mas os ditados vêm em pares contraditórios. Muitas mãos tornam leve o trabalho. Cozinheiros demais estragam a sopa.

Caixa eletrônico que vende bitcoins em Miami (Flórida) - Joe Raedle/Getty Images/AFP

O ditado contrário é: coloque todos seus ovos no mesmo cesto, mas vigie o cesto. Isso parece inteligente. Acompanhe o preço e venda seus ativos quando o preço cair 10%. Entre para um clube de investimentos e converse sobre bitcoin todas as noites depois do trabalho. Procure conselhos prudentes de investimento de um assessor profissional qualificado. Fique esperto.

Infelizmente, há um segundo princípio da ciência econômica segundo o qual esses conselhos são inúteis. Completamente. Seu assessor financeiro qualificado deveria, se se pautasse pela consciência, fechar seu escritório e pendurar uma placa na porta dizendo "Diversifique!".

O princípio vem envolto numa pergunta proverbial: se você é tão esperto, por que não está rico? Pergunte isso sempre que alguém lhe oferecer alguma coisa de graça. Os adultos sabem disso, ou o aprendem do jeito difícil, como eu aprendi certa vez, perdendo US$ 10 mil em um clube de investimentos, especulando com taxas de câmbio.

A explicação econômica é simples e decisiva. Se seu assessor profissional qualificado, ou um economista famoso que se baseia num modelo estatístico, ou, ainda, seu primo João estão prevendo que o preço do bitcoin vai subir 10% no próximo mês, não acredite.

Você está autorizado pela ciência econômica real a disparar perguntas retóricas agressivas enquanto recua. "Por que você não cala a boca e lucra você mesmo? Como você pode saber disso? Se pessoas tão burras quanto você sabem, por que o preço não sobe na próxima hora?"

Aceite meu conselho pessoal: diversifique.

E considere a filosofia mundana. Se os economistas soubessem fazer previsões acertadas o bastante para orientar a economia, todos eles seriam ricos. Epa...
Tradução de Clara Allain

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.