Deirdre Nansen McCloskey

Economista, é professora emérita de economia e história na Universidade de Illinois, em Chicago

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Deirdre Nansen McCloskey

Apresento-me, e você poderá julgar se vale a pena ler-me

Sou estúpida, porém honesta, e por isso mudo de ideia sempre

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estou escrevendo esta coluna há dois ou três meses. Se vamos continuar a nos encontrar deste jeito, preciso me apresentar. E então você poderá julgar se vale a pena me ouvir.

Veja bem, se eu fosse nazista ou stalinista, aconselharia você a não me ouvir. E se não tivesse justificativa plausível para dizer que entendo de economia, história ou filosofia política, também.

No site que mantenho na internet, deirdremccloskey.org, eu me descrevo como "mulher do meio-oeste, de Boston, literata, quantitativa, pós-moderna, proponente do livre mercado, episcopaliana progressista, ex-marxoide, que foi homem no passado. Não 'conservadora'! Sou liberal clássica cristã".

Espere aí. Como é possível alguém ser simultaneamente literata e quantitativa, cristã e pós-moderna, ou mesmo uma mulher que já foi homem? É fácil: eu sou. Isso me lembra uma piada antiga: "Você acredita no batismo infantil?; Se acredito? Eu já vi!".

A explicação é que sou estúpida porém honesta, e por isso mudo de ideia sempre. Cada estupidez na qual mergulhei e da qual saí teve pelo menos o efeito de me deixar mais tolerante e solidária.

Comecei como socialista adolescente, como acontece com tantos jovens. Eles vêm de uma instituição socialista —uma família amorosa. O lema é e deveria ser: "De cada um conforme sua capacidade, a cada um conforme sua necessidade".

Mas para jovens que não cresceram numa fazenda, numa pequena empresa ou mesmo numa favela, todos esses ambientes em que eles conheceriam em primeira mão o trabalho e o lucro, isso os leva a ceder à tentação de pensar que dinheiro cresce em árvores.

Eles não entendem como funciona a economia. Pessoas que não entendem como funciona a economia são ditas "socialistas". À medida que fui estudando economia, fui gradualmente superando essa estupidez específica.

Mas então adotei outras estupidezes, como o keynesianismo na política econômica e o positivismo na ciência econômica. Então, mais que, então.

Nos anos 1980, comecei a entender as humanidades, e em especial a tradição "retórica" desde os gregos antigos. E na década de 1990 me bandeei para a chamada escola de economia "austríaca".

Nos anos 2000, eu realmente li as obras do escocês humanista, retoricista e protoaustríaco Adam Smith, especialmente "A Teoria dos Sentimentos Morais". Tudo isso me levou na década de 2010 à "humanomics", uma economia rigorosa, mas que conserva o foco sobre os humanos. Ao mesmo tempo, mudei de gênero e me tornei cristã.

Estupidez? Você é quem sabe.

Tradução de Clara Allain

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.