Demétrio Magnoli

Sociólogo, autor de “Uma Gota de Sangue: História do Pensamento Racial”. É doutor em geografia humana pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Demétrio Magnoli

Renan Calheiros ensaia passo desastroso ao tentar quantificar mortes evitáveis por Covid

Relator da CPI deixa-se guiar pelo clamor do 'genocídio', acusação estúpida das redes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na pandemia, todos os governos do mundo cometeram erros. O governo Bolsonaro, porém, cometeu sucessivos crimes contra a saúde pública. A missão da CPI é documentá-los, acusando o presidente perante os tribunais da opinião pública e da história. Mas Renan Calheiros ensaia um passo desastroso: quantificar as mortes evitáveis derivadas de ações ou omissões do governo federal. Enfeitiçado pelas redes sociais, o relator ameaça converter as conclusões numa pantomima política.

."Vamos ouvir a academia, a ciência e receber os estudos das mortes evitáveis", declarou, como quem dirige-se a uma consulta com um oráculo. Qual é o endereço da Ciência?

Estudos baseados em modelos estatísticos nunca faltaram na pandemia. No caso dos modelos de longo prazo, as divergências sobre óbitos sempre situaram-se nos umbrais do infinito. Todos se recordam de Osmar Terra, que sem estudo algum profetizou poucos milhares de mortes. Muitos se esqueceram dos especialistas que, apoiados no Imperial College, previram 1 milhão de óbitos no Brasil até agosto do ano passado —e isso, bem entendido, com a manutenção das restrições sanitárias adotadas no início de tudo. O que dirão as vozes oraculares sobre as mortes evitáveis?

Nesta Folha (20 de maio), um professor universitário escreveu que Israel criou o Hamas. Sobram acadêmicos dispostos a jurar que George Bush ordenou a derrubada das Torres Gêmeas. A cegueira ideológica não se circunscreve à área de humanidades. Modelos dependem dos pressupostos selecionados pelo modelador: Calheiros terá em mãos os mais desvairados estudos, desde os capazes de garantir que o governo federal tem responsabilidade por 90% dos óbitos até os que celebrarão a cloroquina como elixir da vida eterna.

A melhor régua da pandemia é o cálculo do excesso de mortes —ou seja, do total de óbitos que supera a taxa de óbitos verificada em anos recentes. A revista The Economist utilizou uma ferramenta estatística para estimar esse valor, até 8 de maio de 2021 (econ.st/3yzjzoa). Sugiro que, nos seus passeios pela ciência, Calheiros consulte o estudo.

No mapa resultante, o Brasil situa-se em faixa de alto impacto (150 a 250 por cem mil), junto com EUA, Argentina, Cuba, Reino Unido, Itália e Espanha. Equador, Bolívia, Bulgária e Polônia, por exemplo, situam-se em faixa superior (250 a 350 por cem mil), enquanto México, Peru e Rússia aparecem na mais elevada (350 por cem mil ou mais). Como provar que, sem Bolsonaro, ficaríamos junto com a Alemanha (25 a 50) ou o Chile (100 a 150)?

Um utópico lockdown permanente talvez reduzisse as mortes a algo perto de zero. A Suécia, que nunca fechou quase nada mas levou o vírus a sério, inscreve-se em faixa de baixo impacto relativo (50 a 100). Se tivesse optado por lockdowns, terminaria como a Finlândia (0 a 25) ou como a Bélgica (150 a 250)?

Bolsonaro sabotou, pelo (mau) exemplo, o uso de máscaras, as restrições sanitárias e a aquisição de vacinas. Sob Pazuello, o Ministério da Saúde abandonou os pacientes de Manaus, divulgou o receituário curandeirístico do "tratamento precoce", recusou-se a fazer propaganda das medidas de prevenção e da vacinação. São crimes de Estado pagos com vidas —mas em número incalculável.

Atirando-se à aventura de calculá-lo, Calheiros deixa-se guiar pelo clamor do "genocídio", uma acusação estúpida repetida nas redes sociais por incontáveis "especialistas" e comentaristas com agenda política. O fruto óbvio seria um relatório especulativo —ou, dito de outro modo, uma pizza com sabor radical. Ele teria o aplauso de uma minoria justamente indignada, mas ricochetearia na indiferença da parcela crucial dos eleitores desencantados de Bolsonaro.

A CPI pode qualificar Bolsonaro como "genocida", jogando para a arquibancada. Ou pode escrever o epitáfio de seu (des)governo. Só não pode fazer ambos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.