Djamila Ribeiro

Mestre em filosofia política pela Unifesp e coordenadora da coleção de livros Feminismos Plurais.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Djamila Ribeiro
Descrição de chapéu Folha, 100

Centenária, Folha se destaca ao publicar vozes negras que dizem o que querem

Há muito trabalho pela frente e a luta da população negra brasileira por novas páginas na história continua

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“Por uma vez, o povo negro irá se servir das palavras de que tem vontade de se servir, e não já somente das palavras que os brancos estão dispostos a ouvir; e é o que farão, quaisquer que sejam os esforços da imprensa para deter a utilização desta palavra de ordem, fazendo dela sinônimo de racismo e de separatismo.” ( Stokely Carmichael, “O Que Nós Queremos”, The New York Review of Books, setembro de 1966).

Ilustração de Linoca Souza para coluna de Djamila Ribeiro
Linoca Souza

Nesta sexta (19), a Folha completa 100 anos de vida e coube a mim a tarefa de ocupar esse espaço nesta edição histórica.

Pensei durante a semana no que escreveria —de uma certa forma elogiar a história do jornal me pareceria um tanto quanto artificial, uma vez que faço parte de um povo apartado das páginas da imprensa brasileira a não ser em páginas policiais, nas tiras de humor para manifestação do racismo e nas páginas de Carnaval.

Ao longo do tempo, distante das atenções da imprensa em geral, as mais velhas e os mais velhos lutaram pelo direito de coexistir na sociedade brasileira fundada em séculos de escravidão e na completa ausência de inserção social da população que aqui estava.

Jornais negros impressos na militância datam desde o Império, como bem aponta, em sua tese de doutorado, a pesquisadora Ana Flávia Magalhães Pinto.

“O Homem de Cor” ou “O Mulato” foi publicado pela primeira vez no Rio de Janeiro em 1833 e outros se sucederam na luta abolicionista, na luta por direitos no pós-abolição, como também, já no século 20, na resistência ao Estado Novo, regime que perseguiu imprensas negras, as quais reagiram em periódicos, como o Alvorada, em 1945. Uma história de rebeldia e resistência, em longa caminhada permeada pela perseguição racial, pelo apagamento e por momentos de ampla repressão à liberdade de crítica.

Em 1978, em São Paulo, o feirante Robson Silveira da Luz foi acusado de roubar frutas onde trabalhava. A ditadura militar o prendeu, o torturou e o assassinou. As notícias mal explicadas da época aumentaram ainda mais a revolta na juventude negra, que se organizou na criação do Movimento Negro Unificado, o MNU, com a presença de milhares de pessoas nas ruas e atenções midiáticas nacionais e internacionais.

Nos anos seguintes, proliferam publicações negras fundamentais para formação política de autoestima, cultura e luta. Jornegro, Tição, Cadernos Negros, Jornal Abertura, o Capoeira, muitas destas lançadas em 1978. Seria impossível em um texto citar todas, foram anos de profunda efervescência: Vissungo (1979), a revista Ébano (1980), Nêgo (1981), Africus, (1982) e Nizinga (1984).

Nos anos 1990 e 2000, na era de inovação digital, lá estavam as mulheres negras mais uma vez. O Geledés – Instituto da Mulher Negra foi um dos primeiros, arrisco dizer o primeiro, a manter um site de ONG da internet brasileira e que até hoje publica mulheres negras.

Organizações construíram seus espaços e, na imprensa, tivemos uma revista de larga distribuição, a Revista Raça, até hoje em circulação, que foi um oásis em muitas famílias negras, como a minha. Aos poucos, intelectuais negras e negros foram ocupando colunas em jornais de massa.

De trincheira em trincheira, a população negra resistiu na imprensa como pôde e avançou. A organização impressa em espaços da militância, com distribuição suada foi a arma encontrada pela população apartada da existência em sociedade. Graças às trilhas abertas, vimos o sol nascer e podemos hoje nos somar.

Na era das redes sociais, o funil que nos impedia de acessar o grande público foi alargado, possibilitando uma nova era de questionamentos, com muitas possibilidades de inspiração e surgimento de novas mídias negras.

Em um brevíssimo e insuficiente resumo, eis que chega esse centenário, em que, neste jornal, o maior em distribuição no país, ocupo uma coluna de destaque. Ao lado de companheiros e companheiras,
como Cida Bento, Marilene Felinto, Thiago Amparo, Dodô Azevedo, Silvio Almeida, a ombudsman Flavia Lima, entre outras e outros, fazemos nossa parte em colunas de opinião nessa luta histórica. Com nossas multiplicidades, convergimos na visão crítica ao bolsonarismo, assim como o jornal, o qual tem desempenhado um fundamental contraponto.

Somos poucas e poucos nesse espaço e na imprensa em geral. Na televisão, sobretudo. Contudo, este jornal tem ocupado um lugar de destaque entre seus pares na publicação de vozes negras que se servem e dizem o que querem e não apenas o que o poder colonial quer ouvir.

Há muito trabalho pela frente e em honra aos que vieram, por nós e pelas próximas gerações, a luta da população negra brasileira por novas páginas na história continua.

Frente a esses tempos, a Folha começa seu centenário com um horizonte à vista. Se irá desafiar seu passado e equilibrar a coexistência de vozes, bom, viveremos para saber. Podemos dizer que há esperança. Parabéns à Folha por seus 100 anos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.