Edgard Alves

Jornalista, participou da cobertura de sete Olimpíadas e quatro Pan-Americanos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Edgard Alves

Boxe olímpico luta para não ser nocauteado em Tóquio-2020

COI cobra informações sobre a governança da entidade responsável pelo esporte 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O brasileiro Robson Conceição (à esq.) desfere um golpe no boxeador francês Sofiane Oumiha (FRA), em final da modalidade nos Jogos da Rio-2016
O brasileiro Robson Conceição (à esq.) desfere um golpe no boxeador francês Sofiane Oumiha (FRA), em final da modalidade nos Jogos da Rio-2016
Pródigo em provocar escândalos, o boxe está novamente dentro de um furacão. Desta vez nada a ver com violência, riscos à saúde, lutas com resultados de pouca ou nenhuma credibilidade. Um questionamento sobre gestão está colocando em risco a possibilidade de a modalidade continuar sendo disputada na Olimpíada.

O alerta, que soa em tom de ameaça, foi feito pelo presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, apontando para problemas financeiros e administrativos da Aiba (Associação Internacional de Boxe), a entidade responsável pelo boxe olímpico.​

Bach declarou que o COI está preparado para tomar decisões drásticas caso a Aiba não apresente em abril um relatório esclarecedor sobre a sua governança.

O pedido não é novo, mas sim uma repetição provocada por outro relatório, que não respondeu adequadamente ao solicitado pelo órgão olímpico.

A manifestação de Bach foi dura, exigindo resposta da Aiba, lembrando que o COI tem o direito de rever a inclusão do boxe nos Jogos da Juventude, em Buenos Aires, ainda este ano, e na Olimpíada de Tóquio-2020.

Pode ser apenas bravata? Há essa possibilidade, sim. O puxão de orelha parece ter mais relação com a crise enfrentada pela Aiba nos últimos tempos. Uma espécie de alerta do tipo “estamos de olho”. Por quê?

O boxe é um esporte que, pela sua natureza, costuma ter arbitragens contestadas em muitas de suas lutas. A introdução de máquinas para definir a pontuação nos combates não resolveu o problema. Uma novidade é que o resultado passa a ser por maioria de cinco julgadores, enquanto antes valia a pontuação de apenas três.

Essa fragilidade, por exemplo, permitiu que uma suspeita aleatória, revelada pouco antes da Olimpíada do Rio em reportagem do jornal britânico “The  Guardian”, criasse um cenário com risco de manipulação de resultados. A tese foi refutada por técnicos e atletas de vários países. Durante os Jogos, no entanto, as reclamações despontaram.

Para calar os insatisfeitos, a Aiba afastou árbitros e juízes que estiveram naquela competição e abriu investigação que durou cinco meses. Sem encontrar evidências de fraudes, o procedimento foi encerrado e os suspeitos reintegrados. A entidade tratou ainda de aprimorar seus controles, adotando sistema eletrônico para a escala da arbitragem.

As novidades na parte técnica das lutas não impediram a pressão sobre o taiwanês Ching-Kuo  Wu, que renunciou em novembro passado, após tentativas de defesa em tribunais da Suíça. Ele estava na presidência da Aiba havia 11 anos. Nesse período, o órgão acumulou dívidas, polêmicas sobre incompetência administrativa e insinuações sobre indícios de corrupção.

Wu foi um dos candidatos à presidência do COI, em 2013, quando o alemão Bach chegou ao poder. Ele também integrou a comissão de avaliação da Rio-2016.

Em janeiro último, os membros da Aiba escolheram o uzbeque GafurRakhimov para presidir interinamente a organização. A folha corrida do indicado, no entanto, não parece convincente de que ele tem potencial para realizar boa gestão. O currículo de Rakhimov está limpo, sem processos, mas o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos registra que ele tem ligações com o crime organizado na Ásia.

Não por pouca coisa, mas por roubo, extorsão, lavagem de dinheiro e suborno. Personagem semelhante a vários da Lava Jato, a vergonha do Brasil. Na mídia consta até que ele comandaria uma organização denominada “Os Ladrões”.

Não é sabido até que ponto essas informações são verdadeiras. Diz-se que onde há fumaça tem fogo.

Derrubar esse ditado é façanha das brabas. Será que um pito do COI basta para o boxe ser nocauteado pelos próprios punhos?

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.