Edgard Alves

Jornalista, participou da cobertura de sete Olimpíadas e quatro Pan-Americanos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Edgard Alves

Coreias seguem firmes no projeto da união esportiva

Depois de parceria na Olimpíada de Inverno, países querem competir juntos nos Jogos Asiáticos

As Coreias do Norte e do Sul praticamente assumem de vez a reaproximação no campo esportivo. Depois do sucesso da parceria nos Jogos Olímpicos de Inverno, ambas estão empenhadas no cumprimento de novo acordo para participação conjunta de suas delegações nos Jogos Asiáticos, de 18 de agosto a 2 de setembro, na Indonésia (Jacarta e Palembang).

As negociações, iniciadas recentemente pelo líder norte-coreano Kim Jong-un e pelo presidente sul-coreano Moon Jae-in, continuam progredindo. Representantes das partes avançaram nesta segunda (18) na busca de situação mais confortável nas relações entre os dois países, tecnicamente em guerra desde a década de 50, quando o conflito bélico entre eles foi interrompido com um armistício.

Aceitaram desfilar juntos novamente sob uma mesma bandeira e até a montar equipes combinadas para os Jogos Asiáticos. As negociações não se restringiram apenas ao evento poliesportivo. Também estão em andamento conversas sobre partidas amistosas de basquete, a primeira delas em 4 de julho próximo, na capital norte-coreana Pyongyang, e, outra mais para o final do ano, em Seul, capital da Coreia do Sul.

As gentilezas se tornam mais elásticas a cada dia. A Olimpíada de Inverno, em fevereiro, que teve como palco PyeongChang, na Coreia do Sul, foi um marco para que passassem a admitir uma reconciliação e progressos em vários pontos. Um deles, por exemplo, trata do agendamento de reuniões entre familiares de coreanos divididos pela Guerra da Coreia de 1950-53.

A Coreia do Norte assustou o mundo recentemente com polêmicas sobre seus programas nucleares e testes de mísseis. O episódio, no entanto, acabou aparentemente superado no recente encontro entre Kim Jong-un e o presidente norte-americano Donald Trump.

A reaproximação das Coreias no mundo dos esportes, repleta de dúvidas tempos atrás, começa a mostrar mais solidez. No período da Olimpíada de Inverno surgiram até especulações sobre uma possível reivindicação conjunta de ambas para sede dos Jogos Asiáticos de Inverno no futuro. Não se falou mais no assunto, embora o tema não tenha sido descartado.

Como o COI (Comitê Olímpico Internacional) busca a confraternização mundial, as Coreias certamente nunca saíram da pauta da entidade nas últimas décadas. Logo, a questão ganhará ainda mais destaque com a Olimpíada de Tóquio-2020.

As Coreias desfilarão sob uma mesma bandeira na capital japonesa? Os problemas não são poucos nem desimportantes, mas suas arestas estão sendo aparadas aos poucos. No contexto atual, ao menos no esporte, a união delas é um projeto possível. Resta esperar para ver em que direção o vento vai soprar.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.