Edgard Alves

Jornalista, participou da cobertura de sete Olimpíadas e quatro Pan-Americanos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Edgard Alves

Surfe gera otimismo para Brasil ir ao pódio olímpico

Brasileiros venceram sete das oito provas da Liga Mundial de Surfe na temporada

Gabriel Medina posa com o troféu da oitava etapa da Liga Mundial de Surfe, em Lemoore, Califórnia
Gabriel Medina posa com o troféu da oitava etapa da Liga Mundial de Surfe, em Lemoore, Califórnia - Kelly Cestari /WSL/Divulgação

O surfe desponta entre os esportes que devem colocar o Brasil no pódio na Olimpíada de Tóquio-2020. Esta hipótese não é “achismo”. Tem motivo. Resultados obtidos pelos destaques brasileiros da modalidade nos últimos tempos permitem uma expectativa positiva sobre a possibilidade do desempenho da representação nacional nos Jogos Olímpicos.

O surfe vai estrear no evento. Apesar da modalidade ter peculiaridades, como a dependência das condições das ondas do mar nos dias de disputas, sua realização no Japão está prevista para a praia de Tsurigasaki, em Chiba. No momento, piscina de ondas artificiais é novidade no surfe.

Para os brasileiros, tanto faz o palco. Destacam-se nas principais competições em ondas naturais e, no último fim de semana, também dominaram a primeira etapa da história da elite mundial do surfe em ondas artificiais, no Surf Ranch Pro, em Lemoore, na Califórnia.

Gabriel Medina arrebatou o título e Filipe Toledo terminou em segundo. Teve ainda outro brasileiro, Miguel Pupo, em oitavo. O norte-americano Kelly Slater --estrela mundial da modalidade e dono daquela piscina na Califórnia-- ficou em terceiro, seguido pelo japonês Kanoa Igarashi.

Para se ter uma ideia do nível dos representantes brasileiros, das oito etapas do circuito mundial, o principal evento do esporte na temporada, eles ganharam sete. Filipe Toledo é o líder da competição.

Outros compatriotas sempre se colocaram entre os destaques nas várias disputas. Na classificação geral, três brasileiros figuram entre os cinco primeiros: 1) Filipe Toledo, 2) Gabriel Medina, 3) Julian Wilson (Austrália), 4) Ítalo Ferreira e 5) Owen Wright (Austrália).

O Brasil iniciou a temporada com 11 surfistas no circuito masculino, entre os quais os campeões mundiais Gabriel Medina e Adriano “Mineirinho” de Souza. Foi a representação mais numerosa nas inscrições da largada, vindo a seguir, agregados, os Estados Unidos e o Havaí, com sete, e a Austrália, com oito. 

No feminino, a equipe nacional tem duas atletas: Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb. Faltam apenas três etapas para o término do circuito. A próxima disputa será em Nouvelle-Aquitaine, na França, onde Medina saiu vitorioso no ano passado.

Na Olimpíada, as vagas serão limitadas a 20 atletas no masculino e 20 no feminino, com as delegações participantes podendo contar até com dois representantes por gênero. As disputas pelas vagas começam no ano que vem, com várias seletivas. O Pan do Peru, por exemplo, vai oferecer uma para os homens e outra para as mulheres.

Nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, atuando em casa, o Brasil conquistou 19 medalhas (sete de ouro), a sua mais destacada campanha no evento. Atletas de 12 modalidades conquistaram medalhas, um recorde, enquanto que na edição anterior, quatro anos antes, em Londres, foram nove e, em Pequim-2008, oito. Salto com vara, futebol e boxe ganharam ouro inédito.

O Brasil tem chance de ampliar esse quadro de medalhas por esportes variados, principalmente com o surfe e skate, novidades na grade olímpica de Tóquio. São modalidades nas quais os brasileiros sempre disputam postos mundiais de relevo. Mas até os Jogos no Japão ainda faltam praticamente dois anos e o primeiro passo será garantir vagas. Só depois é que o sonho das medalhas entrará no foco, exigindo muito treino para não virar pesadelo.

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do informado neste texto, o Brasil não ganhou medalha de ouro na canoagem na Olimpíada de 2016. A informação foi corrigida

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.