Edgard Alves

Jornalista, participou da cobertura de sete Olimpíadas e quatro Pan-Americanos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Edgard Alves
Descrição de chapéu Tóquio 2020

Após festa do Dia Olímpico, COI debate impasses e novidades

Presença do boxe, doping russo e novos esportes devem entrar em pauta na Suíça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O pico da temporada de alguns dos principais esportes olímpicos acompanha mais ou menos o período do verão europeu. Neste ano, vai começar a ferver fora das praças esportivas e no Dia Olímpico, o 23 de junho, quando o COI (Comitê Olímpico Internacional) comemora seu 125º aniversário e inaugura sua nova sede, em Lausanne, na Suíça.

Os cartolas dos comitês nacionais dos mais de 200 países que integram aquela organização estarão lá para o rega-bofe. Alguém duvida? Será muita gente, algumas boas e outras nem tanto, com interesses e ideias na cabeça.

No dia seguinte ao dos festejos começará a 134ª sessão do COI, durante a qual haverá a escolha da cidade-sede da Olimpíada de Inverno de 2026. Duas candidaturas estão na disputa: a italiana Milão-Cortina d'Ampezzo e a sueca Estocolmo.

Dançarino de break durante evento em Paris, que receberá os Jogos de 2024
Dançarino de break durante evento em Paris, que receberá os Jogos de 2024 - Lucas Barioulet - 23.fev.19/AFP

Tanto a inauguração das suas instalações como o encontro que definirá a anfitriã dos Jogos são eventos de porte, com o brilho da proposital coincidência do Dia Olímpico. De todo modo, vale ressaltar outros temas que levantarão debates acirrados naqueles encontros.

O COI precisa decidir, por exemplo, o rumo do boxe olímpico. Como se sabe, a modalidade está travada por causa do impasse entre o comitê e a Aiba, associação responsável pelo boxe na Olimpíada. O comitê exige da associação uma série de atitudes de governança e ameaça até mesmo substituí-la na organização dos torneios da modalidade em Tóquio.

Na verdade, a direção do COI não engoliu a eleição do uzbeque Gafur Rakhimov, em novembro passado, para a presidência da Aiba. Há suspeita de ligações entre o dirigente e organizações criminosas internacionais.

A confusão se alonga e os Jogos se aproximam. Enquanto isso, o boxe continua impedido de oficializar seus pré-olímpicos, prejudicando a preparação dos atletas interessados nas vagas de Tóquio. Situação incompreensível, que deve ter um ponto final no encontro de Lausanne.

Não sendo poucos os problemas no mundo olímpico, vale ressaltar ainda a situação embaraçosa do escândalo de doping protagonizado pela Rússia, que segue enfrentando barreiras. A federação internacional de atletismo mantém o país fora dos seus eventos.

O encontro será a oportunidade para a cartolagem avançar no debate sobre breakdancing, surfe, skate e escalada esportiva, esportes com possibilidades de serem incluídos como adicionais no programa da Olimpíada de Paris-2024.

Os três últimos estão na grade de Tóquio-2020. Por isso, a curiosidade fica por conta do breakdancing, testado na Olimpíada da Juventude, ano passado, na Argentina. A indicação desses esportes partiu dos organizadores dos Jogos na França. O debate da questão está posto, com desfecho previsto para o ano que vem.

A proposta francesa, porém, afastou da Olimpíada parisiense o caratê, o beisebol e o softbol, que estarão nos Jogos do Japão. Será que os representantes dessas modalidades não querem mais tocar no assunto? Impossível. Squash, sinuca e xadrez, que tentavam vagas, não tiveram sucesso.

Vale ressaltar uma novidade instigante anunciada pelos franceses. Eles pretendem abrir a maratona à participação de amadores, no mesmo percurso e nas mesmas condições dos atletas olímpicos. Embora sem revelar detalhes da proposta, a ideia parece mais ampla, com chance de contemplar outras modalidades.

Estes novos conceitos do movimento olímpico são uma tentativa de estimular os interesses da população mundial pelos Jogos, disputados a cada quatro anos, e, consequentemente, de patrocinadores. Assunto não vai faltar na festa da cartolagem, e também polêmicas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.