Edgard Alves

Jornalista, participou da cobertura de sete Olimpíadas e quatro Pan-Americanos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Edgard Alves

Na Olimpíada de Tóquio, boxe não deverá ter árbitros brasileiros

Todos os árbitros que atuaram no Rio, em 2016, estão fora dos Jogos de 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ainda é desconhecido o quadro de arbitragem dos torneios de boxe dos Jogos Olímpicos de Tóquio, previstos para meados do ano que vem. É quase certo, no entanto, que o Brasil não terá representantes no setor porque os únicos juízes três estrelas do país, Marcela Patrícia e Jones Kennedy do Rosário, estão fora da lista de candidatos para atuar no evento.

A dupla atuou na Rio-2016 e todos os escalados para aqueles Jogos foram excluídos das disputas no Japão. Esse posicionamento foi anunciado pela força-tarefa que assumiu a responsabilidade pela organização dos torneios masculino e feminino de boxe na Olimpíada.

O ciclo olímpico iniciado ao final dos Jogos do Rio, e que segue até o evento no Japão, foi repleto de contestações das atividades da Aiba (Associação Internacional de Boxe), que respondia pela condução da modalidade na Olimpíada. Os entraves levaram à substituição daquela entidade por uma força-tarefa. Seguiu-se a adoção de medidas para eliminar qualquer suspeita de irregularidades na gestão administrativa, na financeira, na técnica e na integridade esportiva da Aiba.

Todos os juízes da Rio-2016, por ora, estão fora dos Jogos de Tóquio - Lin Yiguang - 18.ago.16/Xinhua

Do outro lado do conflito estava o poderoso COI (Comitê Olímpico Internacional), que chegou a ameaçar o boxe de exclusão dos Jogos Olímpicos. Ficou clara no jogo de forças a insinuação do comitê de que a Aiba representava um risco para a sua imagem e que o distanciamento das duas organizações naquele momento seria o melhor passo.

Um dos pontos de atrito se referia a questionamentos do nível das arbitragens nos Jogos do Rio. Sem que nenhuma fraude tivesse sido comprovada, a força-tarefa encarregada de substituir a Aiba na organização dos torneios decidiu vetar a participação em Tóquio de todos os juízes de boxe da Olimpíada no Brasil.

Uma decisão no mínimo intempestiva e radical, que serviu apenas para lançar suspeitas sobre condutas e bloquear antecipadamente a possibilidade de preocupações futuras.

Há 21 anos no boxe, 16 deles na Aiba, Marcela disse que está magoada, que atua na modalidade por prazer e que nunca recusou uma escala para dirigir luta. Discorda da atitude de colocar todos os árbitros na mesma panela. Ninguém apontou nomes e lutas nas quais tivesse havido problemas. Apesar dos obstáculos, ela ainda mantém uma ponta de esperança na reversão do questionável castigo.

Jones Kennedy do Rosário, por sua vez, ficou conhecido e virou estrela durante as disputas no Rio. Quando subia ao ringue e tinha o seu nome anunciado pelo serviço de som, os torcedores repetiam em coro: “Rosário, Rosário, melhor do que Neymar”. Cativou o público. Ele trabalhou também em Londres-2012.

Sucesso no campo profissional, o boxe sempre enfrentou polêmicas no mundo olímpico. Por anos, por exemplo, rebateu pressões que tentaram afastar da Olimpíada a modalidade, acusada de ser um esporte violento. Defendeu-se com teses de segurança de suas disputas e até mudou algumas regras para melhorar a integridade física de seus atletas.

Nos Jogos de Londres-2012, passou a contar com disputas femininas, sendo o último esporte a incluir torneios nos dois gêneros na Olimpíada. Tornou um pouco mais equilibrado esse quesito para Tóquio ao ampliar o torneio feminino com mais duas categorias (agora são cinco), enquanto o masculino caiu de dez para oito.

Transparência e resultados justos nas decisões dos juízes de lutas, além da preservação da saúde e da segurança dos atletas, são aspectos cruciais para a sobrevivência do boxe olímpico. A cartolagem tem muitas responsabilidades por tais garantias.

Com certeza, há juízes limpos no boxe. Espera-se que sejam poucos os bandidos. Os 36 da Olimpíada do Rio nem sequer foram denunciados como suspeitos e acabaram punidos sem direito a defesa.

Evidente que punir indiscriminadamente o quadro de arbitragem dos Jogos no Brasil não foi de bom tom. Não passou de demagogia dos dirigentes. Pior do que condenar por crime de morte sem provas e sem cadáver. A cartolagem é implacável.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.