Edgard Alves

Jornalista, participou da cobertura de sete Olimpíadas e quatro Pan-Americanos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Edgard Alves
Descrição de chapéu Tóquio 2020

Atos antirracistas podem se estender aos Jogos de Tóquio

Interpretação ampla da Carta Olímpica abre portas para protestos no esporte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O COI (Comitê Olímpico Internacional) deixou entreabertas as portas para protestos durante os Jogos Olímpicos, quebrando a tradição de manter o evento estritamente focado nos esportes, na inclusão, no respeito e na solidariedade entre os povos.

Aparentemente, com coragem, arrumou sarna para se coçar, mas por um bom motivo, ou seja, insinuou uma interpretação mais ampla dos princípios da Carta Olímpica, o que deve incluir o combate ao racismo. Caso essa hipótese se confirme, o passo será grande.

A campanha pela igualdade de gênero, outra questão em pauta nas últimas décadas, também avança gradativamente ano a ano, sendo, com toda razão, tema relevante para o movimento olímpico internacional —antes tarde do que nunca.

A tenista Naomi Osaka, do Japão, tem protestado em suas partidas
A tenista Naomi Osaka, do Japão, tem protestado em suas partidas - Al Bello - 12.set.2020/AFP

Uma morte e um rendido que acabou baleado —homens negros, paisanos— em ações policiais nos Estados Unidos provocaram fortes manifestações de revolta naquele país, recentemente. Causaram indignação e deram ânimo para a luta internacional antirracista.

No território americano, pela visibilidade que desfruta na mídia, local e mundial, o esporte oferece um poderoso campo para protesto. Fica mais explosivo quando utilizado pelos próprios atletas, como aconteceu. O recurso vale principalmente para o basquete (NBA), o beisebol e o futebol americano.

Depois da eclosão dos protestos nos EUA, em solidariedade , surgiram manifestações contra o racismo em quase todo o mundo, tornando gigante a onda de indignação, que não para de crescer. Nem mesmo a pandemia do novo coronavírus inibiu os protestos, que avançaram até na elitista e milionária F-1, numa iniciativa do piloto inglês Lewis Hamilton, um supercampeão e ídolo da categoria.

Nas Olimpíadas, manifestações de atletas e demais participantes sempre foram contidas pelos regulamentos. Apesar disso, há registro de uma situação emblemática de grande repercussão. Deu-se na Cidade do México, em 1968, envolvendo os velocistas norte-americanos Tommie Smith e John Carlos, especialistas dos 200 m rasos do atletismo, ouro e bronze na prova, e o prata australiano Peter Norman, que foi receber sua medalha usando um broche do Projeto Olimpico para os Direitos Humanos.

Ao subirem no pódio, juntos, na cerimonia de premiacão, os norte-americanos fecharam o punho, vestindo luvas pretas e ergueram a mão repetindo a saudação do movimento 'Black Power' e do partido Panteras Negras, que reivindicavam mais direitos aos negros nos EUA.

O COI discordou do desafio e baniu os corredores das competicões (eles foram reabilitados poucos anos atrás), mas suas carreiras acabaram. A entidade considerou o gesto como uma atitude antidesportiva e inapropriada.

Levando em conta o ritmo do crescimento mundial dos protestos e reivindicações, os Jogos de Tóquio, em meados do ano que vem, poderão virar um provável palco a ser explorado por manifestantes dentro e fora das áreas de competição.

Mais do que causas justas, igualdade racial e de gênero são direitos humanos básicos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.