Edgard Alves

Jornalista, participou da cobertura de sete Olimpíadas e quatro Pan-Americanos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Edgard Alves
Descrição de chapéu Tóquio 2020

Tóquio planeja base olímpica de saúde exclusiva para Covid-19

Segunda onda do corovírus em vários países preocupa a organização dos Jogos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio decidiram adotar uma nova medida nos planos de prevenção à Covid-19 durante a Olimpíada, programada para 23 de julho a 8 de agosto do ano que vem.

Além do projeto padrão de cobertura hospitalar para todo tipo de problema de saúde, a ideia é criar uma base exclusiva na vila dos atletas para o atendimento de casos suspeitos de coronavírus envolvendo participantes dos Jogos. Uma ação à parte, voltada somente para a Covid-19.

A decisão foi tomada de comum acordo entre os governos nacional do Japão, o metropolitano de Tóquio e os organizadores dos Jogos, segundo a Kyodo News, agência japonesa de notícias.

Os Jogos Olímpicos ainda estão em risco - Charly Triballeau - 24.ago.20/AFP

É importante ressaltar que os Jogos adiados deste ano para julho de 2021, por causa da pandemia do novo coronavírus, ainda dependem de uma confirmação definitiva. O controle da própria pandemia é o grande desafio.

A base, separada do ambulatório geral da vila, ficará responsável por zelar pela saúde dos atletas, selecionar as instituições médicas que internarão os que contraírem o vírus e providenciar o transporte dos pacientes.

Haverá também um centro de contramedidas da comissão organizadora, dotado de médicos especializados. Ele trabalhará em conjunto com a base de saúde e a clínica geral da vila para manter a coleta de informações sobre o estado clínico dos atletas e detectar a infecção em um estágio inicial.

A segunda onda de contaminação da Covid-19, em curso especialmente em países europeus, como Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha, além de regiões como a dos Estados Unidos, significa o retorno de riscos aos Jogos Olímpicos.

Por isso, todos os interessados na realização do maior evento esportivo do mundo agem no sentido da criação de medidas para superar os temores e dúvidas do avanço da pandemia.

O presidente do COI, o alemão Thomas Bach, valeu-se da imprensa recentemente para manifestações otimistas, favoráveis à confirmação definitiva da realização da Olimpíada. Chegou ainda a revelar sua expectativa sobre a presença no evento dos 206 comitês olímpicos nacionais. Para ele, nenhum dos filiados do COI deixará de participar dos Jogos.

Bach também deixou claro que atletas de países fortemente infectados não serão impedidos de participar do evento, independentemente da situação de novas infecções por coronavírus em seu país. Mas alertou que as normas, testes e avaliações de proteção devem ser rigorosamente obedecidos.

Os responsáveis japoneses já implantaram uma simplificação e otimização nos preparativos da Olimpíada, visando contornar os gastos e os entraves provocados pelo adiamento em função da pandemia. Os esportes previstos inicialmente foram mantidos no programa.

Ainda no final deste ano deverão ser anunciadas as políticas a serem implantadas para o desenvolvimento dos Jogos. As medidas adotadas, inclusive, servirão de referência para a organização no futuro de grandes eventos internacionais de esportes, tipo Olimpíada e Copa do Mundo.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.