Edgard Alves

Jornalista, participou da cobertura de sete Olimpíadas e quatro Pan-Americanos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Edgard Alves
Descrição de chapéu Tóquio 2020

Atletas quarentões cravam recorde brasileiro na Olimpíada de Tóquio

Robert Scheidt, Formiga, Rodrigo Pessoa e Jaqueline Mourão vão estabelecer marca de participações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil leva para Tóquio sua maior representação nacional em Olimpíadas no exterior. Dos 302 atletas da delegação, quatro garantirão um recorde brasileiro em seus currículos: o de participação em Jogos Olímpicos pela sétima vez.

Parece pouco, mas é muito. Com ciclos olímpicos de quatro anos (exceto este entre Rio e Tóquio, que sofreu adiamento provocado pelo Covid-19), a longevidade da vida esportiva do quarteto recordista é uma façanha.

A marca é praticamente certa, pois não depende de resultado, mas apenas da entrada deles em cena, uma vez que estão com inscrições oficializadas pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil).

Os protagonistas são o velejador paulista Robert Scheidt, 48, a jogadora de futebol Formiga, 43, o cavaleiro Rodrigo Pessoa, 48, e a ciclista Jaqueline Mourão, 45. Esta última, diferentemente dos demais, esteve em dois Jogos de verão (Pequim-2008 e Atenas-2004) e outros quatro de inverno (Pyeongchang-2018, Sochi-2014, Vancouver-2010 e Turim-2006).

Os demais competiram apenas em Olimpíadas de verão. Detalhe: Rodrigo Pessoa iniciou suas participações em Barcelona-1992 e recusou convocação para ficar na reserva da Rio-2016. A futebolista Formiga e o velejador Scheidt estiveram presentes em Atlanta-1996, Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016.

Rodrigo Pessoa, 48, filho do renomado cavaleiro brasileiro Nelson Pessoa, nasceu em Paris, mas reivindicou a cidadania nacional aos 18 anos. Ele é detentor do único ouro olímpico de saltos, individual, da história do hipismo do Brasil, conquistado em Atenas, mas tem outras duas medalhas, ambas de bronze, por equipes (em Atlanta e Sydney). Foi o porta-bandeira da delegação nacional nos Jogos de Londres.

Rodrigo ganhou manchetes quando Baloubet du Rouet, seu cavalo preferido, refugou em Sydney, provocando a eliminação no torneio individual. A redenção do conjunto veio quatro anos depois, em Atenas, com o ouro. Em Tóquio, ele vai montar Carlitos Way, com o qual compete há pouco tempo, mas que tem rendido bons resultados.

Jacqueline Mourão, do mountain bike, é o tipo de atleta que gosta de desafios. Tanto que alicerça sua carreira esportiva em qualquer condição climática, com atuações em Olimpíadas de inverno e verão. Ela foi medalhista de bronze no Pan de Lima-2019, no cross country, de mountain bike. Na neve, atuou no esqui e no biatlo.

Robert Scheidt, paulistano de 48 anos, é um recordista de muitas medalhas na vela, o esporte que abraçou com dedicação desde os seus nove anos, quando recebeu um barco de presente do pai. Seguiram-se incontáveis vitórias, dez títulos mundiais na classe laser e três na star e, nas Olimpíadas, dois ouros e duas pratas na laser e um bronze na star (em dupla com Bruno Prada). No Rio, terminou em quarto na laser.

Miraildes Maciel Mota, a Formiga, baiana de 43 anos, já tem em seu currículo duas medalhas olímpicas de prata, além de uma de prata e uma de bronze em Mundiais. É bastante, considerando ser ela uma jogadora de futebol.

Apesar da imensa repercussão internacional do esporte, historicamente disputado por homens, a modalidade feminina tem evolução recente, com seu primeiro Mundial realizado apenas em 1991. A estreia no torneio olímpico foi em 1996.

Isso posto, fica claro que o quarteto é incrível e merece respeito.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.