Edgard Alves

Jornalista, participou da cobertura de sete Olimpíadas e quatro Pan-Americanos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Edgard Alves
Descrição de chapéu Tóquio 2020 Boxe

Boxe muda regras nas Olimpíadas em busca de credibilidade

Comitê Olímpico Internacional montou força-tarefa para impedir maracutaias na modalidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As disputas em Tóquio marcam uma divisão dos tempos para o boxe olímpico. Desta vez os torneios da modalidade não estão mais sob a responsabilidade da Aiba (Associação Internacional de Boxe) como de praxe. Depois de possíveis maracutaias na Rio-2016, o COI (Comitê Olímpico Internacional) montou uma força-tarefa para o encargo da realização dos torneios olímpicos.

As investigações das suspeitas de manipulação de resultados ainda prosseguem e só devem ser concluídas no mês que vem. Assim, juízes e árbitros que atuaram no Brasil estão afastados das escalas em eventos internacionais para uma apuração mais isenta e justa.

Por um tempo, as medidas chegaram a ser relaxadas, e agora os afastamentos voltaram a vigorar para o grupo do Rio, à espera da conclusão das investigações. Por isso, Kennedy Rosário, de Belém, e Marcela Souza, de Santos, os brasileiros escalados naquela oportunidade, continuaram sem chances de uma nova convocação para Tóquio.

Na verdade, não houve punição, e os árbitros nunca receberam nenhuma comunicação. Marcela, inclusive, chegou a atuar no Mundial de 2018, na Índia. Como Marcela e Kennedy eram os únicos integrantes "três estrelas” do quadro nacional de arbitragem, a graduação exigida para as Olimpíadas, o Brasil está sem representantes no Japão.

Karim Bouzidj, ex-diretor-executivo da Aiba e principal suspeito das irregularidades, não foi acusado formalmente por falta de provas, mas pode ter usado o cargo para influenciar a arbitragem.

Problemas de governança, dívidas estimadas em US$ 20 milhões e indícios de corrupção iniciaram os atritos entre as duas organizações. O COI chegou a pressionar com a ameaça de tirar o boxe das Olimpíadas. No período agudo da crise também surgiram boatos sobre a possibilidade de insolvência e dissolução da Aiba.

A polêmica alimentou versões de que o uzbeque Gafur Rakhimov, escolhido como presidente da Aiba, estaria em lista das autoridades dos EUA de criminosos internacionais envolvidos em tráfico de heroína.

Sem a superação dos desentendimentos e depois de muita discussão, o COI vetou a Aiba como órgão responsável pelo gerenciamento do boxe olímpico.

Atletas caminham em saguão do aeroporto; ao centro, Beatriz Ferreira mostra o muque
A delegação de boxe, com Beatriz Ferreira ao centro, chega ao Japão para participação nos Jogos - Rafael Bello - 12.jul.21/COB

Rakhimov deixou o cargo, rendido por um presidente interino. Posteriormente, o russo Umar Kremlev assumiu o posto em eleições muito equilibradas. Ele diz que o boxe precisa garantir transparência e honestidade nas lutas e que os envolvidos em irregularidades devem ser banidos do esporte.

Uma das iniciativas para a recuperação da confiabilidade na arbitragem é assegurar nas regras que a pontuação dos jurados seja divulgada em tempo real ao término de cada assalto, não apenas no final da luta. Outra atitude de vigilância: todos os árbitros e jurados serão escolhidos por sorteio, com supervisão de empresa idônea de consultoria.

Os torneios de boxe começam neste sábado (24). O Brasil tem sete atletas (quatro homens e três mulheres) classificados para os Jogos, todos bem preparados e que podem surpreender.

No feminino, conta com Beatriz Ferreira, campeã mundial até 60 kg, candidata ao ouro. No ciclo olímpico, ela só não foi ao pódio no Mundial-2018. No masculino, Herbert Conceição, até 75 kg, leva esperança a Tóquio, depois de ter ganho, em 2019, um bronze no Mundial e uma prata no Pan. A conferir.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.