Edgard Alves

Jornalista, participou da cobertura de sete Olimpíadas e quatro Pan-Americanos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Edgard Alves
Descrição de chapéu tênis de mesa

Hoyama deixa cargo de técnico da seleção para ser embaixador do tênis de mesa

Após oito anos com a equipe feminina, Hugo se dedicará a eventos e prospecção de talentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Estou muito feliz com esse novo desafio". A manifestação de Hugo Hoyama, aos 52 anos de idade, define bem o espírito da vida dele até aqui.

Depois de uma vitoriosa carreira como atleta e dos últimos oito anos como treinador da seleção brasileira feminina, ele está assumindo uma nova função: a de embaixador do tênis de mesa nacional, uma espécie de representante da modalidade.

Em resumo, troca as disputas do jogo propriamente dito pela atuação em eventos, detecção de talentos e ações para expansão do esporte que é sua paixão. Não se trata de uma decisão apenas pessoal, é um projeto partilhado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.

Hugo Hoyama deixa o cargo de técnico da seleção feminina de tênis de mesa
Hugo Hoyama deixa o cargo de técnico da seleção feminina de tênis de mesa - Danilo Verpa - 13.jul.2012/Folhapress

Ao lado dos demais técnicos da confederação, o novo trabalho começou nesta segunda (8) e vai até dia 13 com uma ação de detecção nacional de talentos, de jovens de 6 a 13 anos, realizada nas instalações do Centro Paralímpico, em São Bernardo do Campo, coincidentemente a cidade onde ele despontou para o tênis de mesa, defendendo as cores do Palestra local.

Hoyama cansou um pouco das incontáveis viagens como atleta e como técnico para treinamentos e competições no exterior. É interessante lembrar que ele embarcou para longos períodos de preparação em países europeus e asiáticos.

Para se ter uma ideia, Hoyama chegou a estagiar nove meses no Japão, treinando na Universidade Nihon Daigaku. Depois esteve na Suécia, onde defendeu o Ranas BTK de 1992 a 1994 e teve ainda passagens pelo Pantheon na Bélgica e, novamente na Suécia, pelo Falkenberg.

Isso tudo foi apenas o começo. Não parou mais, arrumou muitas malas. Simultaneamente, em períodos específicos, participou de inúmeros compromissos com a seleção brasileira.

A iniciação de Hugo Hoyama no tênis de mesa aconteceu bem cedo, aos 7 anos. Dez anos depois ele foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira. Disputou seis Jogos Olímpicos, de Barcelona-1992 a Londres-2012.

Os grandes momentos da carreira ocorreram nos sete Jogos Pan-Americanos que participou, de Indianápolis-1987 a Guadalajara-2011. Teve desempenhos brilhantes no Pan, arrebatando 15 medalhas: 10 ouros, 1 prata e 4 bronzes.

As cerca de quatro décadas passadas no tênis de mesa até agora propiciaram experiência para a nova função. Ele próprio afirma que a etapa foi gratificante e de aprendizado.

Por isso agradece o convite da confederação brasileira pelo respaldo à sua atuação, bem como ao apoio de Jean-René (consultor e ex-técnico da seleção nacional masculina) e aos treinadores que conviveram com ele, e que faz questão de citar, em release divulgado pela CBTM: Paco, Lincon Yasuda, Hideo Yamamoto. Diz que todos o ajudaram a crescer.

Hugo Hoyama com a equipe feminina brasileira no Pan de Toronto, em 2015
Hugo Hoyama com a equipe feminina brasileira no Pan de Toronto, em 2015 - Danilo Verpa - 21.jul.2015/Folhapress

Oito anos atrás deu a primeira grande virada na carreira ao assumir o comando da seleção feminina adulta, mas continuou atuando também como atleta. A seleção das mulheres cresceu no período. Subiu para a Primeira Divisão do Mundial e lá permanece.

Ele cita essa evolução elogiando o respaldo das mesatenistas Ligia Silva (atualmente na seleção de base, como técnica) e Gui Lin (aposentada da seleção), que trabalharam com ele. As atletas Bruna Takahashi e Carol Kumahara também contribuíram.

Agora, Hoyama tem um motivo especial para mudar novamente sua trajetória no esporte: quer ficar um pouco mais perto da família, da filha Ariel, 4, e da mulher Cindy, com quem é casado há 7 anos.

A confederação de tênis de mesa vai esperar mais algum tempo para anunciar o substituto de Hoyama na seleção. Deve acontecer rápido, pois o ciclo olímpico para Paris-2024 é curto e a integração das atletas e da comissão técnica depende de muita observação.

A seleção feminina quer se aproximar da masculina, melhorar o seu nível técnico e, consequentemente, evoluir nos resultados. Não é nada fácil, pois o tênis de mesa requer muita atividade psicológica, preparação física e destreza. São condições que exigem tempo e trabalho específico e intenso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.