Edgard Alves

Jornalista, participou da cobertura de sete Olimpíadas e quatro Pan-Americanos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Edgard Alves

Cartolas confiam em apoio do novo governo do Chile ao Pan de Santiago-2023

Dirigentes não acreditam em percalços por causa de mudança no comando do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Superada a etapa da eleição presidencial no Chile, vencida pelo candidato da oposição Gabriel Boric, o planejamento e os preparativos para a realização dos Jogos Pan-Americanos de 2023 estão mantidos.

Tanto a Panam Sports (antiga Odepa, Organização Desportiva Pan-Americana) como o Coch (Comitê Olímpico Chileno), responsáveis pela organização do evento, já expressaram confiança no novo governo para honrar a proposta assumida de abrigar a competição poliesportiva, realizada a cada quatro anos com rotatividade da sede.

Como candidatura única, Santiago, a capital chilena, foi apontada oficialmente para receber o Pan em novembro de 2017, em assembleia da Panam Sports realizada em Praga, na República Tcheca. A entidade conta com representações de 41 países das Américas e do Caribe.

Gabriel Boric venceu a eleição presidencial no Chile - Javier Torres - 20.dez.21/AFP

A competição está prevista para o período de 20 de outubro a 5 de novembro de 2023, com cerca de 7.000 atletas. Os Jogos Parapan-Americanos ocorrerão a seguir, de 17 a 25 de novembro.

Santiago concorreu também para sede dos Jogos de 2019, mas a candidatura foi superada pela proposta de Lima, capital do Peru. Em duas outras oportunidades –Pans de 1975 e de 1987– a capital chilena havia sido escolhida como sede, porém acabou renunciando por questões políticas e econômicas.

Inicialmente, as eleições presidenciais do Chile tiveram sete concorrentes. O ex-líder estudantil Gabriel Boric, candidato de esquerda que superou o oponente de direita José Antonio Kast no segundo turno, assumirá a presidência do país em março. Ele ganhou em 11 das 16 regiões do país.

Com apenas 35 anos, Boric se tornará o mais jovem presidente do Chile. Ele é considerado um político de diálogo e adiantou que procurará o entendimento com diferentes setores na busca pelo crescimento com distribuição justa, espaço para as mulheres, atenção ao meio ambiente e vigilância contra corrupção e impunidade.

A jornalista Sylvia Colombo, especialista em América Latina, em texto nesta Folha, apontou, que diante da pior recessão em décadas, a economia aparece como a questão mais latente do Chile. O PIB encolheu 6 pontos percentuais em 2020, devido ao impacto da Covid-19, que também causou a perda de 1 milhão de empregos. O nível de pobreza foi de 8,1% em 2019 para 12,2% em 2021.

​Neven Ilic Álvarez, atual presidente da Panam Sports, é chileno. Ele assumiu o posto ao vencer as eleições em abril de 2017, que contaram com a participação do brasileiro Carlos Arthur Nuzman, ex-presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil) e posteriormente afastado das atividades do esporte por ter sido condenado por irregularidades na campanha do Rio para sede das Olimpíadas de 2016.

Nuzman não chegou ao segundo turno. Na disputa final, Ilic levou a melhor sobre José Joaquín Puello, da República Dominicana, por 26 a 25. Ele substituiu o uruguaio Julio Cesar Maglione, que ocupava a presidência da Panam de maneira interina desde a morte do mexicano Mario Vázquez Raña, em 2015.

Miguel Ángel Mujica, comandante do comitê olímpico do Chile, segundo o site Insidethegames, disse que os candidatos presidenciais prometeram honrar o contrato da cidade-sede firmado com a Panam Sports.

Disputados pela primeira vez em 1951, em Buenos Aires, os Jogos Pan-Americanos foram criados sob orientação da Odepa, entidade fundada em 1948. A competição poliesportiva sempre serviu como forma de interação dos países das Américas.

O Pan representava um momento especial do congraçamento dos países do continente, tendo as emoções esportivas como atração. No início, contou com o incentivo dos Estados Unidos, envolvidos no conturbado período da Guerra Fria, o embate com a então União Soviética e seus aliados.

Nas últimas décadas, o evento deixou de ter a mesma relevância, mas continua sendo uma importante etapa de testes para os Jogos Olímpicos, normalmente disputados no ano seguinte. Simplesmente, são outros tempos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.