Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

História da Tesla lembra a da marca de luxo Duesenberg, que faliu há 80 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crédito: Tesla/Handout via Reuters SAO PAULO, SP, BRASIL, 18-01-2018, 22h00: Bloco Acadêmicos Do Baixo Augusta, promove festa de pré-Carnaval. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, COTIDIANO) ***EXCLUSIVO***
O Model 3, novo carro da Tesla

No início da década de 1930, o Duesenberg SJ era o carro mais luxuoso que o dinheiro podia comprar. O modelo americano de produção artesanal tinha infinitas combinações de carroceria e interior. Hoje parecem mais belos do que há 80 anos, quando a empresa fechou as portas.

Vários fatores explicam a falência: a crise de 1929, a derrocada do público-alvo, a bancarrota de financiadores. Tudo isso somado à falta de tino para negócios dos irmãos Duesenberg, que não transformaram genialidade em lucro.

A curta história da marca –pouco mais de duas décadas– tem pontos em comum com a trajetória da Tesla, a fabricante dos melhores carros elétricos da atualidade.

A Duesenberg quase faliu no meio do caminho, mas foi salva pelo industrial Errett Lobban Cord (1894-1974). A Tesla também esteve prestes a quebrar, mas sobreviveu ao ser comprada por Elon Musk.

Assim como o SJ em sua época, o Model S e o Model X são símbolos de status e inovação em quaisquer mercados em que estejam à venda.

As semelhanças se repetem nos riscos envolvidos.

A Tesla está prestes a atingir os 200 mil carros vendidos por ano nos EUA. Ao ultrapassar esse número, perde incentivos governamentais, o que deve impactar nos preços –já elevados– e na redução do lucro.

Na Duesenberg, o aumento das vendas tornou-se um problema: a empresa não dava conta da demanda, algo grave quando seu público tem dinheiro para adquirir um Rolls-Royce a pronta-entrega.

A Tesla tem dificuldades para lidar com o sucesso de seu novo carro, o Model 3. A produção em larga escala ainda não engrenou, derrubando o valor das ações. Enquanto isso, rivais apresentam modelos elétricos com baterias melhores e sistemas autônomos, principais apelos dos carros de Elon Musk.

Contudo, Musk parece ter muito mais jeito com finanças do que Cord e os irmãos Duesenberg, embora ninguém saiba se a Tesla já é rentável. É essa questão que dirá se os elétricos mais incríveis em produção irão mais longe do que os veículos mais luxuosos que o mundo já viu.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.