Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Novas gerações de Onix, Corolla e HB20 estreiam em setembro

Mês será o mais importante do ano para a indústria automotiva nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O mês de setembro será o mais importante para a indústria automotiva nacional em 2019. Três dos principais carros produzidos no país surgirão renovados em um intervalo de 15 dias.

O primeiro será o novo Toyota Corolla, que estreia nesta terça (4). O sedã médio mais vendido do país chega à linha 2020 com nova plataforma e opção híbrida. Será o primeiro carro do mundo capaz de utilizar etanol, gasolina e eletricidade para se mover.

O carro terá sistema de frenagem autônoma de emergência nas versões mais caras e garantia de oito anos para as baterias da versão 1.8 Hybrid. Haverá também opções 2.0 flex, que hoje são as mais vendidas.

Na semana seguinte, a Chevrolet apresentará a versão sedã do novo Onix, que deverá substituir as versões mais completas do Prisma.

Trata-se da segunda geração do carro que, na versão hatch, mantém o posto de mais vendido do Brasil nos últimos quatro anos.

Derivado da nova plataforma global de compactos da General Motors, o Onix 2020 terá motor 1.0 três cilindros com turbo nas versões mais equipadas. Haverá também sistema de partida por botão, airbags laterais e mais espaço interno.

A terceira novidade de setembro será revelada no dia 16, data de apresentação da segunda geração do Hyundai HB20, que disputa com o Ford Ka a segunda posição no ranking nacional de emplacamentos.

A marca sul-coreana promoveu uma apresentação prévia do carro em Seul, onde foi possível dirigir a versão hatch 1.0 turbo em pista fechada. Embora houvesse disfarces na carroceria e no interior, foi possível perceber um significativo ganho de espaço na cabine.

Um protótipo revelou que a opção aventureira HB20X ficará muito parecida com o Hyundai Saga, carro conceito exibido na edição 2018 do Salão do Automóvel de São Paulo.

Os três lançamentos devem elevar as vendas no último trimestre do ano e fazer o mercado registrar um crescimento próximo de 12% em relação a 2018.

Entre janeiro e julho, a alta na comparação com o mesmo período do ano passado é de 10,9%, segundo a Anfavea, entidade que representa as montadoras instaladas no Brasil. O cálculo considera carros de passeio e veículos comerciais leves.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.