Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Potência estúpida do Porsche elétrico deve silenciar a oposição

Marca célebre por seus motores boxer a gasolina começa a mudar o modelo de negócio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não há som de motor boxer, V8 ou V12. O que se houve é uma música seguida do zumbido digitalizado, um tanto artificial, que vai do grave ao agudo. Assim é o vídeo de apresentação do Porsche Taycan, primeiro carro 100% elétrico da marca alemã.

O modelo, revelado nesta semana, está confirmado como principal atração da montadora de Stuttgart no Salão do Automóvel de Frankfurt, evento que será aberto ao público na quinta-feira (12).

Aficionados por motores a combustão irão torcer o nariz e reclamar do politicamente correto, das legislações ambientais, das calotas polares ou de qualquer outra “ecochatice”.

Carro branco sob holofotes
O Porsche Taycan, em seu lançamento na Alemanha - Patrick Pleul/dpa/AFP

Entretanto, a gritaria deve ser silenciada pela capacidade estúpida de aceleração deste Porsche dos novos tempos.

Segundo a marca, o esportivo é capaz de partir do zero e atingir os 100 km/h em 2,9 segundos na versão mais potente, que pode chegar a 761 cv. Em agosto de 2014, o Porsche 911 Turbo (520 cv) atingiu essa velocidade em 3,1 segundos no teste Folha-Mauá.

O Taycan é, de fato, uma revolução. A marca célebre por seus motores boxer a gasolina começa a mudar seu modelo de negócio e, por consequência, obrigar concorrentes a aumentar a velocidade de desenvolvimento de seus produtos “emissão zero”.

Hoje, o único concorrente direto do Porsche é o americano Tesla Model S. Ambos têm quatro portas e pesam mais de duas toneladas, mas o carro alemão tem a seu favor o sabor da novidade e o lastro do grupo Volkswagen.

Além da maior capacidade técnica e fabril, a empresa está empenhada em limpar sua barra, após o escândalo conhecido como dieselgate. As adulterações de resultados em testes de emissões de veículos movidos a diesel geraram multas e perdas financeiras que só não foram maiores que os prejuízos à imagem.

Ainda não é possível saber quanto o novo elétrico irá custar, nem se carros dotados dessa tecnologia serão realmente o futuro da mobilidade em larga escala. Mas as soluções apresentadas agora abrem espaço para veículos menos poluentes de menor custo, que irão se aproveitar das tecnologias do modelo alemão.

Para ser o marco de uma nova era, o Taycan terá pontos de recarga superrápida à disposição. A Porsche afirma que será possível aumentar a autonomia em cem quilômetros após passar apenas cinco minutos plugado em uma tomada especial. Isso servirá também para outros modelos que precisem recarregar suas baterias.

Em breve, será possível testar o carro para saber se os números divulgados se refletem nas sensações ao volante. Para que um veículo esportivo seja algo além de velocidade em linha reta, é preciso que tenha alma, seja ela alimentada por gasolina ou eletricidade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.