Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Fusões de montadoras geram carros diferentes sobre plataformas iguais

Modelos gêmeos só devem existir em segmentos de apelo puramente racional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando se fala em fusões como a que agora envolve os grupos FCA Fiat Chrysler e PSA Peugeot Citroën, o grande público imagina o surgimento de carros idênticos com logomarcas diferentes. É o que ocorreu com Volkswagen Apollo e Ford Verona, nos tempos da Autolatina (1987-1996).

É possível que surjam alguns gêmeos, mas serão cada vez mais raros. Os casamentos modernos de empresas buscam preservar a identidade das marcas cortando custos onde o olho do consumidor não alcança.

Opel Corsa 2020 utiliza a mesma plataforma do novo Peugeot 208
Opel Corsa 2020 utiliza a mesma plataforma do novo Peugeot 208 - Divulgação

O novo Opel Corsa é um exemplo recente. O carro mantém a linguagem visual da montadora alemã, embora compartilhe plataforma e motores com a segunda geração do Peugeot 208, que chega ao Brasil no próximo ano.

A Volkswagen faz o mesmo. A base modular MQB está presente na maior parte dos carros atuais do grupo, que inclui modelos Audi, Seat e Skoda.

Compartilha-se o que é mais caro (plataforma, motores e transmissões) para preservar a personalidade de cabines e acabamentos. As sensações ao volante também são diferentes, com calibragens de suspensão e de performance próprias para cada veículo.

A evolução tecnológica permite transformar um mesmo sistema multimídia em algo exclusivo. Grafismos e cores são modificados, e isso nem é tão importante em tempos de Apple Carplay e Android Auto. No fim, o motorista conecta seu smartphone e a tela do carrão de luxo fica quase idêntica à do modelo popular.

Haverá cada vez menos plataformas, tendência que será acelerada com o avanço dos carros elétricos. A parte de baixo desses veículos é extremamente simples, basicamente uma bateria gigante conectada à estrutura. A criatividade vai estar na parte de cima.

Já os carros gêmeos deverão se limitar aos segmentos em que o lado racional prevalece. Isso já acontece no mercado de vans comerciais, resultado das fusões de diferentes marcas.

Um exemplo ocorreu no Brasil: as hoje parceiras Fiat, Peugeot e Citroën já produziram em conjunto os modelos Ducato, Boxer e Jumper. Os utilitários, que foram montados em Sete Lagoas (MG), compartilhavam tudo, menos as logomarcas.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.