Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré
Descrição de chapéu Coronavírus

Montadoras estendem prazos de revisão para compensar isolamento por coronavírus

Marcas também serão tolerantes com limite de quilometragem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As redes concessionárias fechadas devido à pandemia do novo coronavírus paralisam as vendas dos carros em estoque e os serviços de manutenção. Para que os clientes não sejam prejudicados, as montadoras estão alterando temporariamente seus planos de garantia.

A Hyundai Motor do Brasil anunciou que a revisão dos modelos HB20 e Creta com vencimento a partir do dia 10 de março poderá ser realizada até 30 de abril sem prejuízo à cobertura de fábrica. O prazo pode ser prorrogado a depender de mudanças nas recomendações das autoridades sanitárias.

Revisão de veículo em São Paulo
Revisão de veículo em São Paulo - Karime Xavier/Folhapress

A tolerância por quilometragem também será ampliada, de mil para 2.000 quilômetros. Se essa margem for ultrapassada, o caso deverá ser avaliado em uma revendedora autorizada da fabricante sul-coreana.
Os carros das marcas BMW e Mini, cuja revisão venceria entre os dias 23 de março e 24 de abril, terão um mês de carência além do prazo, ou 1.200 quilômetros.

A Kia Motors, a Nissan e o grupo PSA Peugeot Citroën são mais generosos: a tolerância por tempo chega a três meses após o vencimento da revisão, ou 3.000 quilômetros.

As marcas do grupo FCA Fiat Chrysler dão dois meses a mais para os clientes realizarem a revisão. É a mesma solução proposta pela Chevrolet para seus veículos.

Outras marcas seguem ajustando seus prazos, mas todas serão tolerantes. É provável que aceitem manter a garantia de veículos que cheguem às concessionárias após terem extrapolado o limite de quilometragem, mas ainda dentro do prazo de tolerância. Essa situação pode ocorrer com taxistas e motoristas de aplicativo.

Já os carros particulares tendem a rodar muito pouco durante o período de isolamento. De acordo com dados do sistema de conectividade automotiva VAI (Vehicle Artificial Intelligence), o tempo gasto no trânsito caiu, em média, 50,35% entre os dias 18 e 23 de março na comparação com a primeira semana do mês.

Os números são nacionais e referentes à frota de 1.435 veículos ligados ao VAI.

Carros que ficam parados por muito tempo precisam de alguns cuidados para evitar problemas mecânicos. Se o automóvel fica estacionado em uma garagem aberta, vale ligar o motor semanalmente e deixá-lo funcionar por aproximadamente dez minutos.

Mas se o veículo fica guardado em um estacionamento fechado ou com pouca ventilação, deixar o motor em funcionamento pode causar danos à saúde devido aos gases poluentes emitidos.

Também é recomendável acionar o ar-condicionado por alguns minutos e, em seguida, repetir o procedimento com o sistema de ar quente ligado no máximo.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.