Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Incerteza financeira causada por coronavírus faz brasileiro desistir de comprar carro

Pesquisa aponta que reabertura das lojas não vai significar uma corrida para a compra de carros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Revendedores de carros novos e usados têm um cenário enevoado adiante. A reabertura das lojas não vai significar uma corrida para a compra de carros.

A desconfiança que acompanhou o consumidor na crise econômica recente volta a ganhar força.

De acordo com pesquisa feita pelo portal Webmotors, do banco Santander, foi registrada uma queda de 35% na intenção de compra de veículos no fim de março.

A maioria dos 1.137 entrevistados (66%) pretende postergar a negociação. Entre esses, 57% afirmaram que o principal motivo para a mudança de planos é a incerteza financeira.

O medo de perder emprego e/ou renda influi mais no adiamento da compra do que a quarentena: apenas 28% dos que responderam a pesquisa afirmaram que é o temor de sair de casa devido à pandemia do novo coronavírus que os fez desistir de trocar o carro.

Os resultados indicam que a retomada das vendas não deverá ser imediata mesmo que o período de isolamento se encerre mais cedo ou que o prejuízo econômico fique aquém do esperado.

A polarização do momento (isolamento vertical X isolamento horizontal) não ajuda em nada, pois só semeia dúvidas —e o medo se baseia na incerteza.

A Fenabrave (associação que representa os distribuidores de veículos) busca alternativas para animar lojistas e consumidores. A entidade calcula que, se nada for feito, a queda nas vendas em abril deve chegar a 80% na comparação com o mesmo mês de 2019.

Em março, os emplacamentos de carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões caíram 18,45% em relação a igual período do ano passado.

Há propostas de reabertura das concessionárias em um esquema especial, com foco no comércio online. O estudo da Webmotors mostra que 49% dos entrevistados acreditam ser uma boa ideia comprar um veículo usando apenas canais digitais.

Caso consiga autorizações para que seus afiliados operem em diferentes estados, a Fenabrave terá também que trabalhar junto às montadoras para estimular a clientela. Segundo a pesquisa, 75% dos que hoje afirmam ter adiado a compra do carro podem mudar de ideia se encontrarem boas ofertas.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.