Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

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Caminhão da Mercedes freia sozinho e troca retrovisores por câmeras

Modelo é a vitrine tecnológica da montadora alemã; peso bruto total do veículo está em 58 toneladas

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São Paulo

Pouco mais de 19 metros separam o para-choque dianteiro da extremidade da carreta bitrem acoplada ao Mercedes-Benz Actros. O caminhão, vendido a R$ 550 mil, é a vitrine tecnológica da montadora alemã.

Mercedes-Benz Actros no pátio da montadora, em São Bernardo do Campo (SP); caminhão pode ter sistema de câmeras que substituem os retrovisores externos
Mercedes-Benz Actros no pátio da montadora, em São Bernardo do Campo (SP); caminhão pode ter sistema de câmeras que substituem os retrovisores externos - Eduardo Sodré/Folhapress

Filho de caminhoneiro, o instrutor Anderson Jachstet de Lima, 35, dá as explicações antes do teste em circuito fechado.

Ele logo mostra as câmeras que substituem os retrovisores externos: as imagens são projetadas em duas telas verticais que são instaladas dentro da cabine, junto às janelas.

Linhas virtuais amarelas e vermelhas projetadas nos monitores funcionam como guias.

Após escalar alguns degraus, motorista e carona acessam o interior do Actros. É quase uma quitinete, com uma cama montada atrás dos dois bancos. É possível instalar também um beliche.

A regulagem de altura dos assentos é a ar, há tanto conforto quanto um sedã de luxo da marca alemã. As forrações de plástico da cabine trazem partes em bege, um tanto estranho para um veículo de carga. Muita carga.

Lima diz que o peso bruto total (soma da carga transportada e do peso do caminhão) do Actros testado está em 58 toneladas. O menor carro da Mercedes à venda no mercado nacional, o hatch médio Classe A, tem 1.445 quilos.

Tudo é suportado por 26 pneus distribuídos pelos eixos simples (dianteiro) ou com duplo rodado, com as rodas montadas aos pares. Ao todo, há sete eixos.

Após Lima dar uma volta de demonstração, chega o momento de assumir o volante para um passeio curto em ambiente controlado.

O painel diante dos olhos tem mostradores digitais muito parecidos com os encontrados em carros de passeio.

Um botão diferente chama a atenção: serve para acender a estrela com 30 cm de diâmetro instalada na grade frontal. É um enfeite, pensado apenas para destacar a marca em viagens noturnas.

O motor V8 turbodiesel de 480 cv dá conta de movimentar as 58 toneladas.

O Actros parte com suavidade e, lá do alto, parece estar bem mais devagar do que a velocidade real.

O câmbio automático é acionado por meio de uma alavanca instalada junto ao volante. As trocas de marcha e o acionamento da marcha reduzida, que ajuda a frear caminhão e carreta, são feitos com leves toques na haste.

Lima assume o volante em um trecho rodoviário e mostra como o Actros consegue frear e acelerar sozinho, acompanhando o trânsito. Sensores também são capazes de frear o caminhão caso algum pedestre surja adiante. Cabe à eletrônica controlar o monstro nessas emergências.

Nas curvas, as câmeras que substituem os retrovisores se movimentam para manter o maior ângulo possível. Dessa forma, a carreta não atrapalha a visão das pistas ao lado, o que ajuda a evitar acidentes.

O ângulo da câmera também é modificado quando a marcha à ré é acionada, e, se o motorista invadir a pista ao lado sem dar seta, uma sineta escandalosa é acionada.

Do assento do carona sobra tempo para encontrar várias entradas USB e um ponto de recarga por indução para celulares. Caminhoneiro moderno é caminhoneiro conectado.

No fim do teste, Lima revela qual carga está sendo transportada. São caixas de madeira repletas de sacos de areia, lastro padrão utilizado pela Mercedes-Benz.

No mundo real, os Actros têm transportado de grãos a equipamentos eletrônicos em um país cujo setor de transporte é baseado nas rodovias.

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