Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Retomada na venda de carros não será suficiente para preservar empregos

Ociosidade nas linhas de produção já era elevada antes da pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As negociações entre montadoras e sindicatos seguem sob a pressão do mercado. Programas de demissão voluntária e a possibilidade de cortes em massa são vinculados aos resultados comerciais nos últimos meses do ano.

Nesta segunda (24), o Sindicato dos Trabalhadores de São José dos Campos e Região abre votação para decidir se aceita as propostas da General Motors.

A fabricante pretende prolongar por mais dois meses o período em layoff (interrupção temporária e parcial do contrato de trabalho) na fábrica do interior paulista, onde produz os modelos S10 e Trailblazer. Se o plano for aprovado, os funcionários receberão 100% do salário líquido em outubro e novembro.

A empresa propõe ainda a abertura de um PDV (plano de demissão voluntária). As pautas já foram aprovadas em assembleia pelos trabalhadores de São Caetano do Sul (Grande São Paulo).

A Volks negocia cortes com os sindicatos de São Paulo e do Paraná. A empresa também vincula possíveis demissões ao andamento do mercado.

A questão é: o que seria um resultado comercial suficientemente bom para preservar os empregos? As montadoras têm a calculadora, mas os números necessários não são tangíveis.

Pouco mais de 120 mil veículos foram emplacados nas três primeiras semanas de agosto. Na média, são 8.000 automóveis, vans, ônibus e caminhões vendidos por dia útil. É algo vultoso no cenário atual. A pandemia ainda não foi superada e, além das incertezas, há questões práticas que dificultam a comercialização.

O resultado mostra que a redução de 40% nos licenciamentos em 2020 prevista pela Anfavea não deverá se concretizar. A queda ainda será expressiva, mas é possível apostar em uma retração na casa dos 30%.

Porém, a crise de hoje não nasceu com a pandemia. As montadoras já sofriam com uma retomada lenta após as perdas registradas entre 2014 e 2016, e a capacidade ociosa segue altíssima há tempos.

As empresas se prepararam para um mercado interno com médias mensais superiores a 300 mil unidades, e havia indicativos aparentemente sólidos para o otimismo.

Foi uma nuvem passageira.

Há oito anos, em agosto de 2012, a indústria registrou o recorde mensal de 420,1 mil emplacamentos. O país vivia o vaivém do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em tempos de crédito caro e fácil.

Hoje, qualquer mês que termine com 200 mil veículos vendidos será considerado glorioso, mas não resolverá o problema.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.