Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Monitoramento permanente do carro vai reduzir valor do seguro

Tecnologia permite verificar a forma como o motorista dirige

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A conectividade vai ajudar a reduzir o valor do seguro automotivo. Em breve, serviços disponibilizados por montadoras e empresas de tecnologia ajudarão a precificar as apólices, com a possibilidade de diminuir custos independentemente da idade do condutor ou de seu endereço.

É o mesmo preceito dos rastreadores, que se tornaram comuns a partir dos anos 1990. Ao permitir que um carro seja monitorado, as seguradoras aumentam as chances de recuperá-lo e, assim, reduzem os gastos com indenizações. Mas as possibilidades de hoje vão muito além.

Sistema multimídia Volks Play emite alertas sobre prazos de revisão e permite que o motorista faça o agendamento online - Divulgação

O engenheiro Fernando Schaeffer, fundador da startup Smart Driving Labs, explica que o modo de dirigir também pode ser avaliado pelos softwares atuais. Quanto menos o motorista se expõe a riscos, maior será a possibilidade de obter descontos.

Schaeffer desenvolveu o sistema que está sendo usado nos 68 carros de apoio do Rally dos Sertões 2020, competição que termina neste sábado (7). Por meio de prêmios em dinheiro, os motoristas são incentivados a dirigir com mais cuidado, apesar das condições adversas.

A primeira experiência com a tecnologia foi feita na edição 2019 do rali. O engenheiro afirma que houve redução de 35% nos gastos com reparos. Até a forma de acelerar e frear pode ser registrada.

A empresa Rede Industrial desenvolveu o Veilogger, que capta as informações do carro mesmo em áreas sem sinal de telefonia ou GPS. O equipamento registra velocidade média, distância e tempo das paradas, entre outros dados.

Para o consumidor que aceitar ser monitorado por esses espiões virtuais, a recompensa futura virá em forma de desconto na renovação do seguro. As apólices serão mais personalizadas.

Motoristas que moram em uma região com alto índice de roubo e furto podem ser beneficiados caso a seguradora detecte que eles transitam prioritariamente pelas vias menos visadas por ladrões.

As montadoras também oferecerão alternativas conectadas que podem influenciar nos valores da cobertura.

A partir de 2021, o grupo FCA Fiat Chrysler vai disponibilizar serviços via internet em parceria com a operadora de telefonia TIM. Será possível ter acesso remoto ao carro por meio de um smartphone e saber sua localização permanentemente. Defeitos serão detectados por meio de diagnósticos a distância, e o próprio carro vai gerar alertas e enviá-los ao motoristas.

A Chevrolet já oferece soluções semelhantes por meio do sistema On Star, que pode monitorar o veículo e acionar o socorro automaticamente em caso de acidente grave.

Alguns serviços são oferecidos em planos de assinatura. O gasto extra poderá ser compensado pela redução no valor da apólice, o que depende das parcerias entre montadoras, empresas de tecnologia e companhias de seguro.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.