Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Fiat e Jeep confirmam tendência de carro por assinatura no Brasil

Marcas do grupo FCA oferecerão modalidade a partir de janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grupo FCA, que produz os veículos das marcas Fiat e Jeep, terá seu plano de assinatura de veículos. O anúncio, feito nesta sexta (11), confirma uma nova tendência no mercado brasileiro.

Essa modalidade de negócio, similar ao leasing operacional disponível nos Estados Unidos, também está sendo implementada no país pela Volkswagen e pela Toyota.

O plano oferecido pelo grupo FCA se chama Flua! e estará disponível a partir do dia 15 de janeiro por meio de sua rede de concessionárias.

Os consumidores poderão optar por contratos de 12, 24 ou 36 meses, que incluirão seguro, IPVA e revisões.

No fim do contrato, o carro é devolvido para ser comercializado como modelo usado, sem dívidas de parte a parte. Se desejar, o consumidor pode fazer uma nova assinatura.

Os valores ainda não foram divulgados, mas serão calculados com base no modelo do carro, no prazo e na quilometragem média percorrida.

Planos semelhantes oferecidos por locadoras custam por volta de R$ 2.000 ao mês, a depender da categoria do veículo e do período da assinatura.

Fábio Siracusa, executivo responsável pelo Flua, afirma que as empresas de locação não serão concorrentes. Na visão dele, essas companhias estão mais focadas no aluguel de curto prazo e no gerenciamento de frotas, enquanto Fiat e Jeep estão voltadas para o varejo, com planos longos.

Resta saber como será o tratamento dado pelas montadoras às locadoras quando essas empresas precisarem renovar seus carros.

Problemas entre pessoas jurídicas pouco interessam ao consumidor final, que ganha novas possibilidades para usufruir de um automóvel.

É o perfil do cliente e a calculadora que irão definir se vale a pena fazer uma assinatura e devolver o veículo ao fim do plano ou se vale mais optar pelo financiamento e, efetivamente, comprar um carro.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.