Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

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Conheça o carro de perto antes de fechar um negócio online

Venda de veículos pela internet cresceu em 2020 impulsionada pela pandemia

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A venda de veículos via internet ganhou força em 2020 devido à pandemia de Covid-19. Há consumidores dispostos até a adquirir um automóvel zero-quilômetro sem vê-lo de perto, segundo dados da Karvi, plataforma internacional de vendas de veículos.

A empresa diz que 95% de seus clientes passam mais de quatro horas procurando informações sobre carros na internet, e 40% afirmam estar dispostos a realizar um negócio pelo meio online. Para 5% desses consumidores, não seria necessário ver o modelo ao vivo para definir a compra.

Entretanto, ainda são poucas as montadoras que investem nesse tipo de negócio. A iniciativa mais recente veio da Volkswagen, que lançou sua loja virtual em dezembro.

A plataforma da VW permite configurar o carro, pagar o sinal e enviar o pedido para uma concessionária, que cuidará da entrega. O sistema é semelhante ao oferecido pelas fabricantes Renault e Hyundai.

Algumas funções são, de fato, úteis. Ao permitir simular o financiamento, as marcas facilitam a jornada do consumidor. Mas é importante sempre comparar as opções oferecidas pelas montadoras e seus bancos associados com o crédito disponível em outras instituições financeiras.

Renault Duster 2021
Renault Duster 2021 - Victor Eleutério/Divulgação

Há também a possibilidade de obter uma estimativa de valor do veículo que será dado na troca, o que é um ponto polêmico.

Cotações do tipo dependem do estado geral do carro, do interesse da empresa em aumentar seu estoque de usados, da liquidez desse veículo e de eventuais planos de bonificação disponíveis, entre outros fatores.

Ou seja: é melhor avaliar o carro presencialmente e em diferentes lojas ou tentar vende-lo no particular em vez de confiar apenas em uma simulação online de valor.

Para aqueles 5% que estão dispostos a colocar um veículo na garagem sem vê-lo de perto ou testá-lo previamente, vale considerar que há grandes diferenças em carros aparentemente semelhantes vendidos por uma mesma marca.

Um exemplo é o que ocorre com os modelos Duster e Captur, da Renault. Ambos trazem o mesmo motor 1.6 flex que pode ser conciliado ao câmbio automático do tipo CVT, que simula seis marchas. A categoria também é mesma: os dois são utilitários compactos, e seus preços se aproximam em algumas versões.

Mas basta dirigi-los para descobrir grandes diferenças. O Duster foi renovado em 2020 e recebeu equipamentos de conforto, a exemplo da direção com assistência elétrica e melhor posição para dirigir. Já o Captur tem volante pesado e acabamento inferior, pontos que só serão corrigidos quando a linha 2022 for lançada.

Apesar de todas as facilidades e de tantas informações disponíveis sobre os automóveis, concluir o processo de compra por meio 100% digital pode gerar algumas frustações. Para que isso não aconteça, ainda vale conhecer os carros de perto antes de definir o negócio virtual.

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