Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Estudo revela quais cores automotivas ganharam popularidade no ano da pandemia

Vermelho cresce em participação na América do Sul, enquanto branco é o tom predominante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Houve mais diversidade nas cores dos carros em 2020, segundo estudo apresentados pela Basf, fabricante de tintas automotivas.

Tons de azul, amarelo, vermelho e violeta ganharam destaque em diferentes regiões do planeta.

O levantamento não faz correlação entre as escolhas dos consumidores e a mudança global de humor causada pela pandemia de Covid-19, mas lembra que houve queda nas vendas de veículos mundo afora, o que influi nos resultados.

O vermelho se tornou mais popular na América do Sul: foi a cor predominante em 9% dos veículos novos vendidos na região em 2020. O tom se destaca em lançamentos importantes do ano passado, a exemplo da picape Fiat Strada e do esportivo Honda Civic SI.

Honda Civic SI 2020
Honda Civic SI 2020 nas cores rallye red e platinum white, que também podem ser chamadas de vermelho e branco - Divulgação

Mas a preferência do consumidor no continente segue concentrada no branco, que está presente na carroceria de 39% dos carros comercializados no ano passado. Prata e cinza dividem a segunda colocação com 16% cada, seguidos do preto (12%).

Na Europa, no Oriente Médio e na África, o azul está em alta. Na média, 11% dos automóveis vendidos nessas regiões traziam alguma variação da cor –segundo a Basf, há cerca de 160 tons disponíveis.

O azul também segue forte na América do Norte, estando presente em 13% dos carros novos comercializados no ano passado. Já o bege e o marrom, que já fizeram sucesso nos EUA, sumiram da lista.

A Ásia se destaca pela presença de cores mais chamativas, como violeta, laranja, amarelo e dourado, cada uma com 1% de participação.

Todas essas regiões têm o branco como a cor automotiva mais presente. Segundo a Basf, 40% dos veículos que saíram das fábricas em 2020 traziam essa cor.

Para 2021, tons esverdeados ou amarelados misturados a pigmentos azuis devem ganhar relevância. Essa é a aposta de outra gigante do setor de tintas automotivas, a Axalta.

É provável que as mudanças impostas pela pandemia influenciem nas escolhas futuras dos consumidores de automóveis, bem como as novas formas de se ter um automóvel na garagem. O peso desses fatores poderá ser medido no fim da década que começa agora.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.