Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré
Descrição de chapéu América Latina

Governo argentino exige aumento da produção de carros, mas resta saber como

Montadoras têm problemas com peças e casos de Covid-19 entre funcionários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo de Alberto Fernández gerou um fato inusitado nesta semana. Por meio de uma resolução, as montadoras instaladas na Argentina foram informadas de que deveriam aumentar a produção de veículos no país até atingir a capacidade máxima instalada.

O objetivo é contornar o desabastecimento no mercado interno, e as empresas podem sofrer sanções previstas em lei caso não sigam o que foi determinado.

A atitude comprova: sempre que governantes da América do Sul dão seus pitacos ou tentam intervir na indústria por meio de canetada, expõem desconhecimento sobre o tema.

Montadoras interrompem a produção mundo afora devido à falta de componentes e ao aumento nos preços dos insumos. No Brasil, carros nacionais têm filas de espera que beiram os seis meses.

Além da escassez de peças, há a necessidade de reduzir o número de funcionários por turno para aumentar o distanciamento nas linhas de montagem. Essa prática influi no volume de produção.

Não é diferente no país vizinho, onde são produzidos alguns dos carros mais vendidos do Brasil. Um executivo do setor automotivo diz que as exportações para o nosso país “são o ar que o governo argentino respira.”

As empresas de lá se viram como podem. A Peugeot tenta acelerar a produção do novo 208 em El Palomar –a fábrica tem operado em dois turnos inclusive aos sábados. A Volkswagen segue o mesmo caminho para dar conta da distribuição do novo SUV Taos, produzido em General Pacheco. O modelo deve ser lançado em maio.

A Toyota vinha conseguindo manter bom ritmo em Zárate, onde é feita a picape Hilux. Mas de acordo com o site Argentina Autoblog, a fabricante japonesa tem sofrido com o aumento de casos de Covid-19 entre os funcionários.

Apesar de todos os problemas, o governo argentino acredita que a escassez de produtos no mercado interno é “injustificada”, conforme menciona na resolução publicada nesta semana.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.