Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

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Em nove anos, Jeep Compass evoluiu de mau negócio a fenômeno de vendas

SUV produzido em Pernambuco chega à linha 2022 com 240 mil unidades emplacadas

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Muita coisa mudou desde que o Jeep Compass chegou ao Brasil, em abril de 2012.

Produzida nos Estados Unidos, a primeira geração do utilitário esportivo era vendida por R$ 99,9 mil em versão única e tinha concorrentes já consolidados no mercado brasileiro. O principal deles era o Honda CR-V —que acabara de ser renovado, tinha três versões diferentes e custava a partir de R$ 84,7 mil.

A Jeep esperava vender 2.000 unidades no primeiro ano de comercialização, mas 2012 terminou com 1.226 Compass emplacados, segundo a Fenabrave (entidade que representa os distribuidores de veículos). Enquanto isso, a Honda comercializou 14.890 unidades do CR-V.

O Jeep, portanto, foi considerado um mau negócio pelo mercado, que começava a se apaixonar pelos SUVs. Era um cenário bem diferente do atual, quando a linha 2022 chega ao mercado.

O Compass mudou por completo em 2016, quando passou a ser feito na cidade pernambucana de Goiana. Foi um sucesso imediato em versões flex ou movidas a diesel.

De tamanho intermediário, conseguiu concorrer com SUVs compactos e médios, o que ajuda a explicar as 240 mil unidades vendidas no país desde seu lançamento.

Agora o Compass recebe novos itens tecnológicos, airbags laterais em todas as versões, retoques visuais e um novo motor 1.3 turbo flex (185 cv). A mudança mecânica é a mais importante.

O 2.0 flex (166 cv) usado anteriormente apresentava desempenho mediano e consumo elevado —principalmente com etanol. A nova opção busca melhorar esses pontos, o que poderá ser verificado em breve no teste Folha-Mauá.

Primeira geração do Jeep Compass chegou ao Brasil em 2012 - Divulgação

A Jeep mudou molas, recalibrou amortecedores e deixou o volante ainda mais leve. Tudo para fazer o SUV parecer cada vez menos com um utilitário clássico. O público quer o estilo e o porte fora de estrada, mas sem os solavancos dos jipes originais.

Já incluindo na conta a alta do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em São Paulo, o Compass modelo 2022 custa a partir de R$ 144,6 mil na opção Sport 1.3 turbo flex.

As versões mais caras são a Limited e a Trailhawk, ambas com motor turbodiesel (170 cv), tração 4X4 e preço sugerido de R$ 224,3 mil.

Ao todo, o novo Jeep tem nove opções diferentes à venda. O veículo comercializado em versão única hoje é o Honda CR-V, que cresceu, transformou-se em carro de nicho e hoje é oferecido por R$ 265 mil com motor 1.5 turbo a gasolina (190 cv).

Mas 2021 é também o ano dos novos concorrentes diretos do Compass. O primeiro é o Toyota Corolla Cross, que já está à venda e oferece versão híbrida flex (gasolina, etanol e eletricidade). O segundo é o VW Taos, que chega às lojas ainda em maio com mais espaço interno que os rivais.

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