Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré
Descrição de chapéu indústria

Indústria automotiva sai decepcionada de mais um encontro com Paulo Guedes

Executivos reclamam da falta de produtividade das reuniões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Representantes da indústria automotiva saíram mais uma vez frustrados de um encontro com Paulo Guedes. Na avaliação de executivos que tiveram acesso à conversa desta quinta (27) em Brasília, o ministro da Economia fugiu das perguntas e apresentou um conteúdo raso.

O problema não é a falta de diálogo –a interlocução é constante, há acesso fácil ao poder e reuniões quinzenais– mas, sim, a falta de produtividade desses encontros. Em resumo, a visão de alguns dos envolvidos é a seguinte: fala-se uma coisa, entende-se outra e não se chega a lugar nenhum.

O problema não nasceu com a pandemia de Covid-19. As rusgas surgiram ainda em 2019, ano em que a atual diretoria da Anfavea (associação das montadoras) assumiu o posto com um discurso conciliatório.

“A Anfavea pode e vai contribuir com as reformas necessárias. Se nós fizermos a lição de casa, em três anos poderemos voltar a ter um mercado mais robusto”, disse Luiz Carlos Moraes, presidente da entidade, no seu discurso de posse, em abril de 2019. “Só temos uma alternativa, que é crescer e crescer.”

Para se adequar à nova linguagem de Brasília, as montadoras mudaram as demandas. Não se batia à porta por incentivos fiscais, o que se pedia era previsibilidade nas regras e medidas que tornassem o país mais competitivo. Mas as conversas não evoluíram antes da pandemia, e agora o que já era difícil se tornou impossível.

A Anfavea subiu o tom e, no lugar dos afagos, vieram as críticas. “Tem gente em Brasília pensando na eleição de 2022, mas não está pensando em como fechar o ano, em como cuidar da população, em como cuidar das empresas, em como cuidar do emprego”, disse Moraes em abril, dois anos após seu discurso de posse.

Enquanto a conversa não avança, o setor segue em recuperação: as vendas de veículos leves e pesados terão alta de aproximadamente 17% em maio na comparação com abril. É o que mostram os números prévios de licenciamentos com base no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

O resultado confirma a tendência de alta em 2021, apesar de a pandemia continuar dando sinais de descontrole e da falta de peças.

A média diária de vendas até quinta (27) é de 8.815 unidades, com destaque para os resultados obtidos por picapes e utilitários esportivos compactos. Embora esses modelos estejam na crista da onda, há distorções geradas pelas interrupções Brasil afora.

A produção do Chevrolet Onix, carro mais vendido dos últimos seis anos, continua parada em Gravataí (RS). A General Motors também deixará de fazer o Tracker em São Caetano do Sul (Grande São Paulo) por seis semanas entre os meses de junho e agosto.

Um dos motivos dessas interrupções é a falta de componentes, principalmente semicondutores. Mas no caso da fábrica do ABC, há uma outra razão: a GM fará diversas intervenções para adaptar a linha de montagem à sua futura picape, que deve estrear em 2022.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.