Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Mudanças no teor do biodiesel preocupam indústria automotiva

Setor teme alterações indiscriminadas, na base da canetada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mudanças no teor de biodiesel adicionado ao combustível que abastece os caminhões acionaram o alerta no setor automotivo.

Em abril, o Governo Federal anunciou a redução de 13% para 10% na proporção, com o objetivo de segurar o preço do diesel nas bombas. A preocupação é que esse índice passe a variar a canetadas, subindo e descendo de acordo com o preço dos insumos.

A coisa não é simples como parece.

O combustível de origem renovável passou a ser adicionado ao diesel em 2008. Seu teor deveria aumentar ano após ano até atingir 15%. Fabricantes de motores já preparam soluções aptas a rodar com até 20% de biodiesel na composição, o D20. Mas cada avanço depende da previsibilidade das normas e dos cuidados com o produto.

Mercedes-Benz Actros no pátio da montadora, em São Bernardo do Campo (SP); caminhão pode ter sistema de câmeras que substituem os retrovisores externos
Mercedes-Benz Actros no pátio da montadora, em São Bernardo do Campo (SP) - Eduardo Sodré/Folhapress

Em um comunicado divulgado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), as associações do setor se mostram preocupadas com mudanças indiscriminadas nos percentuais.

“Os problemas de cristalização, higroscopia, baixa filtrabilidade e formação de borras do biodiesel, que já ocorrem com a mistura atual, associados aos recentes aumentos de teor compulsório, têm provocado danos a máquinas e motores, diminuição da vida útil e baixa performance de equipamentos, além de aumento dos custos”, diz a nota.

A qualidade do composto é um dos problemas. Se for armazenado a céu aberto, por exemplo, o biodiesel pode sofrer oxidação.

Em 2020, segundo dados da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), cerca de 50 empresas estavam autorizadas a produzir biodiesel no Brasil. Sua origem não é exclusivamente vegetal: grande parte tem origem na gordura animal.

Apesar dos custos envolvidos na produção –o problema da vez foi o aumento nos preços da soja, que ainda é a principal matéria-prima do composto– há ganhos ambientais significativos, com redução das emissões de óxidos de nitrogênio e de material particulado.

Portanto, não há questionamentos sobre as vantagens. As dúvidas residem na falta de previsibilidade e na ausência de análises técnicas antes das tomadas de decisão.

O portal Estradas fez um estudo sobre a fiscalização de velocidade no Brasil. O resultado do trabalho mostra que, em média, menos de 0,5% dos mais de 80 milhões de condutores do país são flagrados em excesso de velocidade nos radares fixos e portáteis em operação.

O objetivo do trabalho é questionar o conceito de “indústria da multa”, além de ressaltar a importância da redução de velocidade para diminuir as mortes no trânsito.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.