Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Fiat ocupa as três primeiras posições entre os carros mais vendidos de maio

Com produção interrompida por falta de peças, Chevrolet Onix perde espaço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Resultado da fusão dos grupos FCA e PSA Peugeot Citroën, a empresa Stellantis dominou o ranking de vendas em maio. Os quatro carros mais emplacados são de marcas que pertencem à nova gigante do setor automotivo.

Três modelos da Fiat estão no topo: o compacto Argo (10.929 unidades comercializadas), a picape Strada (9.918) e o popular Mobi (7.443). O Jeep Renegade vem na sequência, com 7.361 licenciamentos.

As vendas diretas foram fundamentais para o sucesso do quarteto no último mês, o que mostra a força da empresa no segmento de locação e no atendimento a pessoas com deficiência.

Entretanto, a principal razão do resultado está na resiliência diante da crise global provocada pela falta de componentes.

Embora também sofra com a escassez de semicondutores, o grande volume de produção local de peças tem ajudado a manter a produção de modelos Fiat e Jeep nas fábricas de Betim (MG) e de Goiana (PE).

Mais afetada pela crise, a General Motors só deve retomar a produção do Onix em Gravataí (RS) na virada de julho para agosto. Líder de mercado nos últimos seis anos, o compacto da marca Chevrolet ficou na 13ª posição em maio, com 3.820 unidades emplacadas.

As distorções tendem a se agravar, com novas interrupções nas linhas de produção. Além da GM, Volkswagen e Nissan já confirmaram paralisações entre maio e junho. O planejamento das montadoras tem sido revisto semanalmente.

O volume total de vendas segue distante dos melhores momentos da indústria automotiva nacional, mas com maior participação de modelos mais caros nas primeiras colocações do ranking.

Em 2011, os 10 carros mais comercializados somaram 134,3 mil unidades no mês de maio. Todos eram compactos e oito traziam motor 1.0 flex em suas versões mais em conta.

No mês passado, o “top 10” do setor automotivo teve apenas quatro modelos com motor 1.0 sem turbo entre os campeões de vendas. Seus emplacamentos ficaram em 72,3 mil unidades.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.