Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Indústria da motocicleta acredita em crescimento no segundo semestre

Entidade que representa fabricantes deve elevar previsão de alta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O setor das duas rodas mantém o otimismo para o segundo semestre. Enquanto a indústria de automóveis revisa para baixo suas previsões de crescimento, a Abraciclo, que reúne fabricantes de motocicletas, prevê expansão maior do que a esperada no início de 2021.

A previsão inicial era a de fabricar 1,06 milhão de unidades em 2021, alta de 10,2% sobre o ano passado. “Mas é possível que tenhamos de revisar para cima a projeção”, disse Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Após iniciar o ano em meio à crise sanitária de Manaus —que concentra a produção nacional de motos—, as fábricas aceleraram a fabricação no segundo trimestre. A falta de peças e a alta dos insumos gerou gargalos, mas o balanço é positivo.

Foram produzidas 568,9 mil unidades no primeiro semestre, alta 45% em relação aos seis primeiros meses de 2020, melhor resultado desde 2015. As vendas no período somaram 517,2 mil unidades, alta de 47,7%.

As motos street de baixa cilindrada, usadas por entregadores de aplicativo, responderam por 48,4% do mercado. Por serem modelos com menos recursos eletrônicos, os efeitos da escassez de semicondutores têm menor influência na produção. Ainda assim há dificuldades para atender à demanda.

Fermanian disse que há fila de espera por motos de baixa cilindrada. Pelos cálculos da Abraciclo, a procura por motocicletas novas está entre 15% e 20% acima da atual capacidade de produção.

O executivo afirmou que, no momento, a alta da taxa Selic não influi no custo do crédito.

Após a alta da inadimplência nos planos de parcelamento ou consórcio —que travou o setor no início da década e fez muitos bancos abandonarem o segmento de baixa cilindrada—, há uma corrida de instituições financeiras para oferecer opções.

“Os bancos ligados às marcas ganharam mercado e hoje representam quase metade dos financiamentos”, afirmou Fermanian.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.