Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Hyundai e Fiat confirmam nova onda de utilitários esportivos compactos

Creta N Line e lançamentos da marca italiana repetem estratégia consolidada por SUVs de luxo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um mês após a Toyota apresentar a versão GR do Corolla Cross, a Hyundai lança seu utilitário com estilo mais esportivo, o Creta N Line. A estratégia é a mesma: oferecer um produto com desenho diferente das demais versões e um ajuste mais firme de suspensões e sistema de direção.

Ao mesmo tempo, a Fiat anuncia que seu próximo modelo se chamará Fastback. Será um SUV com estilo cupê, tipo de carroceria que está na moda automotiva. A marca já havia confirmado a chegada do Pulse Abarth, com estreia prevista para o fim deste ano.

Hyundai lança versão N Line do Creta
Hyundai lança versão N Line do Creta - Divulgação

Trata-se de uma nova onda no segmento de utilitários compactos urbanos, que surgiu de fato em 2003, com o lançamento do Ford EcoSport.

Em um primeiro momento, as marcas não tinham concorrentes diretos. Foram anos até que os primeiros rivais feitos no Brasil surgissem, mas hoje todas as empresas oferecem jipinhos em seus portfólios.

Então começam as variações sobre o mesmo tema, e esse caminho já foi percorrido pelas marcas premium.

Em 2010, a dupla de utilitários esportivos X5M e X6M, da BMW, ocuparam as duas primeiras posições entre os carros mais rápidos do ano no Ranking Folha-Mauá.

X5M (à esq.) e X6M, da BMW, foram os carros mais rápidos do Ranking Folha-Mauá 2010 - João Brito - 3.12.2010/Folhapress

Eram opulentos, gastões e pouco práticos, além de custarem o que hoje equivaleria a quase R$ 1 milhão. Mas viraram sonhos de consumo no Brasil da década passada, época em que 10 entre os 10 carros mais vendidos eram modelos populares com motor 1.0.

A diferença entre eles estava na traseira. Enquanto o X5 trazia o estilo mais quadrado dos jipes clássicos, o X6 vinha com a tal queda acentuada e arredondada no teto, semelhante ao perfil dos cupês esportivos.

O que ocorreu há 12 anos ajuda a entender o movimento atual das montadoras. Quanto mais os SUVs se tornam desejáveis, mais as empresas apostam em novos modelos e suas versões, em diferentes faixas de valores.

Há um teto mais baixo aqui e um painel mais digital acolá, tudo para "agregar valor". O alvo é a rentabilidade.

O Hyundai Creta N Line teve o preço revelado nesta quarta (8): R$ 159,5 mil. São R$ 10,7 mil a mais que a versão Platinum, que até então era a mais cara com o motor 1.0 turbo flex (120 cv).

Segundo a fabricante, o "N" remete ao distrito sul-coreano de Namyang, sede do centro global de desenvolvimento da marca, e também ao autódromo alemão de Nürburgring, que abriga o centro técnico da montadora.

Os itens de série incluem teto panorâmico, faróis com LEDs, novas rodas de 17 polegadas, sistema multimídia, sistema de frenagem autônoma (em caso de colisão iminente) e ar-condicionado com ajuste automático de temperatura.

Além de Hyundai e Fiat, Caoa Chery e Honda terão novidades no segmento de SUVs.

Enquanto a marca de origem chinesa vai apresentar as versões híbridas de seus utilitários na próxima semana, a japonesa marcou para o início de agosto a apresentação do novo HR-V.

A estratégia de encher as lojas de jipinhos tem dado resultado. Em 2022, seis dos 10 carros de passeio mais emplacados até maio têm esse tipo de carroceria.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.