Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Volkswagen Gol fecha primeira quinzena de julho como líder de vendas

Hatch compacto é o carro mais comercializado da história no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Volkswagen Gol voltou a ser protagonista do mercado. O compacto teve 5.778 unidades licenciadas e foi mais vendido na primeira quinzena de julho, segundo levantamento feito pela agência Autoinforme com base no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Em junho, o modelo havia chegado à segunda posição, atrás da picape Fiat Strada, que é vendida por a partir de R$ 93.890. No site da Volks, o preço do hatch parte de R$ 75.490.

0
Volkswagen Gol com câmbio automático tem motor 1.6 flex e 120 cv de potência - Divulgação

Não se trata, contudo, de uma volta ao passado de glórias. A geração atual do Gol está prestes a sair de linha, e o resultado de agora se deve a entregas feitas a locadoras e demais empresas que lidam com frotas.

Segundo a Fenabrave (associação dos distribuidores), 81% dos 9.435 Gols emplacados em junho foram comercializados por meio de vendas diretas. Ou seja, a maior parte dos clientes usa CNPJ em vez de CPF. O mesmo acontece com a Fiat Strada.

O bom número de julho não deve se repetir no próximo mês. A Volkswagen dará 20 dias de férias coletivas em agosto para 800 funcionários da fábrica de Taubaté (interior de São Paulo). É de lá que saem o Gol e o sedã Voyage.

O motivo da pausa é a escassez de semicondutores, problema que tem acompanhado a indústria ao longo da pandemia de Covid-19.

O compacto da VW é o modelo mais vendido da história no Brasil. Desde seu lançamento, em 1980, cerca de 7 milhões de unidades foram emplacadas. A geração atual foi lançada em 2008, passando por modificações mecânicas e de estilo desde então.

O Gol foi o líder de vendas por 27 anos, até perder o posto em 2014, quando o Fiat Palio conquistou a primeira colocação. O compacto da Volks vai sair de linha para dar espaço ao Polo Track, que será produzido em Taubaté a partir de 2023.

Mas o nome deve permanecer vivo no mercado. A montadora prepara a chegada de um novo modelo com estilo fora-de-estrada, e a expectativa é de que seja batizado como Gol.

Primeira geração do Volkswagen Gol, lançada em 1980 - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.