Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

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Picape Jeep Gladiator chega por R$ 500 mil, mas estoque acaba em três horas

Utilitário é movido a gasolina e pensado para o uso fora de estrada

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A Jeep lançou nesta semana a picape Gladiator Rubicon, que é derivada do utilitário Wrangler. O preço anunciado – R$ 499.990, popularmente conhecido como R$ 500 mil – não afastou os clientes.

Jeep lança picape Gladiator no Brasil
Jeep lança picape Gladiator no Brasil; modelo é importado dos EUA e custa R$ 500 mil - Divulgação

As 322 unidades destinadas ao Brasil até o fim do ano se esgotaram em três horas. Segundo o grupo Stellantis, há estudos para aumentar a cota destinada ao país, o que depende da capacidade de produção. O modelo é importado dos EUA.

O foco da Gladiator está no uso off-road. As capacidades são as mesmas do Wrangler, o que permite encarar caminhos de terra, lama e pedras. Mas há um problema: o modelo que chega agora ao Brasil é movido a gasolina. Clientes do segmento no Brasil preferem as versões a diesel.

O motivo está na aptidão para carregar peso. Picapes turbodiesel precisam ter capacidade de carga igual ou superior a 1.000 quilos. No caso do modelo da Jeep, o limite é de 674 quilos.

O motor da Gladiator é o 3.6 V6 (284 cv) conciliado ao câmbio automático de oito marchas. Entre os recursos para o uso fora de estrada está o sistema eletrônico que desacopla a barra estabilizadora dianteira. Isso aumenta o "molejo" da suspensão, o que ajuda a superar terrenos extremos.

Trilhos e placas de aço instalados no assoalho protegem a parte inferior da carroceria caso seja necessário passar por áreas rochosas. Uma câmera frontal exibe o caminho e mostra, por meio de linhas digitais, o caminho que deve ser tomado pelas rodas dianteiras.

Há também algumas comodidades, como ar-condicionado com duas zonas independentes de temperatura, som premium –existe até um alto-falante portátil que pode ser acionado por bluetooth–, monitor de pressão dos pneus e sistema de navegação por GPS.

Não se trata, contudo, de um carro de luxo. A posição de dirigir é comprometida pela combinação da caixa de roda com o assoalho elevado, que rouba espaço do apoio para o pé esquerdo. Além disso, as portas removíveis e o formato da carroceria dificultam um trabalho mais apurado de isolamento acústico.

Quem correu para adquirir as 322 unidades da Gladiator sabe de tudo isso, ou pelo menos deveria saber.

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