Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré
Descrição de chapéu folha mauá

Ranking Folha-Mauá confirma eficiência dos carros eletrificados

Associação de engenheiros calculou vantagem, mas custos e infraestrutura para modelos 100% elétricos são empecilhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Porsche Taycan se tornou o carro mais rápido entre os cerca de 1.800 veículos avaliados em 26 anos de testes realizados pela Folha em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia. Em economia de combustível, o Honda Accord atingiu uma das melhores médias de consumo já registradas com gasolina.

Em comum, há a eletricidade. Enquanto o primeiro é 100% elétrico, o segundo utiliza um sistema híbrido.

Teste do Porsche elétrico Taycan Turbo S
Porsche elétrico Taycan Turbo S durante teste realizado na Alemanha - Eduardo Sodré - 10.jul.19/Folhapress

Entre os utilitários a gasolina ou flex, o auxílio vindo das baterias levou o Toyota Corolla Cross à primeira colocação em consumo no Ranking Folha-Mauá 2022.

"Em termos de eficiência energética, o veículo elétrico é a melhor opção quando comparado às tecnologias convencionais", diz Everton Lopes, diretor de tendências tecnológicas da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).

O especialista, contudo, ressalta que deve ser sempre observada a emissão de gases do efeito estufa de cada tecnologia, o que se relaciona também à forma como a energia é gerada. "As questões de mitigação do aquecimento global são os principais vetores da transformação na indústria da mobilidade global."

A pedido da General Motors, a AEA fez um estudo e concluiu que, no Brasil, um carro 100% elétrico é 10 vezes mais eficiente do que um modelo movido a gasolina.

A pesquisa levou em consideração a matriz energética do país. Em nota, a GM diz que 84% da energia elétrica vem de fontes renováveis, como a hídrica, a solar e a eólica.

As vantagens, entretanto, esbarram nos preços e na infraestrutura ainda precária, com rede de recarga concentrada em capitais das regiões Sul e Sudeste.

"Parar de fabricar ou usar combustíveis como gasolina, diesel e etanol para apostar em carros elétricos, por exemplo, não é algo simples de ser feito, e nem barato", diz Flávio Vasques, diretor da empresa de consultoria VC One Soluções Conectadas.

"É constatado que o público que está comprando veículos eletrificados é formado por frotistas ou por clientes do segmento premium, com renda mensal acima de 40 salários mínimos."

Lopes, da AEA, lembra que, apesar da maior eficiência dos 100% elétricos e do avanço dessa tecnologia em mercados europeus, o Brasil seguirá seu próprio rumo, com o uso do etanol em carros híbridos.

"Para o Brasil, em qualquer que seja o caminho, a tendência é utilizar a combinação com biocombustíveis, o que chamamos de bioeletrificação."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.