Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari
Descrição de chapéu enem universidade

Uma boa notícia num mar de ruínas

Com entrevistas com ex-ministros da Educação, livro registra boas iniciativas no ensino

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Começa a circular nesta semana o livro "Quatro Décadas de Gestão Educacional no Brasil", do jornalista Antonio Gois. Ele entrevistou treze ex-ministros da Educação, de Eduardo Portella (1979-1980) a Renato Janine Ribeiro (2015). Todas as entrevistas estão na rede, no site Observatório da Educação, do Instituto Unibanco.

No espaço de uma geração a percentagem do PIB investido na educação pública aumentou de 2,9% para algo em torno de 5,6%, e a de crianças de 4 a 14 anos fora da escola caiu de 35% para 7%. O analfabetismo adulto foi de 25% para 8%.

Foto do professor Lucivaldo Nascimento, de biologia, dando aula aos alunos do colégio estadual Milton Dortas, em Seregipe. A escola teve o melhor resultado do Enem 2016, considerando unidades de grande porte e que atendem os alunos mais pobres do pais.
O colégio estadual Milton Dortas, em Sergipe, que teve o melhor resultado do Enem em 2016 entre colégios de grande porte que atendem os alunos mais pobres do país - Marlene Bergamo - 20.dez.2017/Folhapress

Como seria natural, todos os ministros falam bem de si próprios, mas três personagens brilham. O primeiro é o professor Murilo Hingel, o esquecido colaborador de Itamar Franco (1992-1994). Ele foi o responsável pela descentralização intelectual de um ministério "inadministrável", nas palavras de Eduardo Portela, um paquiderme chamado "Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia", onde se pensava que Brasília mandava nisso tudo. Para começo de conversa, Hingel descentralizou a merenda escolar.

Entre outras iniciativas felizes, a administração de Paulo Renato Souza (1995-2002) criou os exames federais que permitem avaliar o desempenho das escolas. (Paulo Renato morreu em 2011.)

Graças à existência do Enem, na gestão de Tarso Genro foi possível a criação do ProUni. Na sua narrativa está o melhor momento do livro. Ele teve a oposição da esquerda, da UNE, da academia e dos plutocratas do ensino privado. Ao completar 10 anos, o Prouni concedeu 1,5 milhão de bolsas.

Para se ter uma ideia do que é o Prouni, numa década, a GI Bill de Franklin Roosevelt concedeu 2,2 milhões de bolsas. Atribui-se a essa iniciativa o nascimento da classe média americana da segunda metade do século passado.

 

Leia mais textos de Elio Gaspari deste domingo (3):

Chegou a hora de cobrar a conta do locaute 

É difícil que o STF compre a girafa do parlamentarismo por emenda constitucional 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.